Zoca Zoca: «Ponho sempre em primeiro lugar o respeito»

Zoca Zoca: «Ponho sempre em primeiro lugar o respeito»Zoca Zoca é um dos kuduristas mais antigos no mercado. Dono de vários sucessos, o músico esteve recentemente numa entrevista à TPA para falar sobre a sua carreira musical. Além de revelar pormenores únicos sobre a sua trajectória, o músico deixou a sua opinião sobre estado da música nacional, agradecendo aos a quem têm apostado no que é angolano.
 
Inicio de carreira como bailarino:

Para começar, Zoca Zoca revelou que começou a sua carreira há 10 anos atrás como bailarino de um grupo, pois era o maior imitador das músicas do artista Sebem, que passavam no programa que o mesmo tinha na altura na rádio Lac.

"Éramos bailarinos e na hora em que começávamos os ensaios era justamente o momento que eu ficava a imitar o Sebem e daí partiu a iniciativa de ser eu o animador do grupo. Fui aperfeiçoando essa minha capacidade até chegar o momento de conseguir afirmar-me no mercado", explica, adiantando que também gostava de ouvir outros artistas como Katana, Tony Amado e Dog Murras.

Ainda sobre o ínicio da sua carreira, o músico contou não ter sido fácil pois não tinha o apoio dos pais quanto ao rumo que queria tomar:" Os meus pais não concordaram pois o objetivo de qualquer pai é ver o seu filho formado, mas não foi o meu caso porque eu tinha a música no sangue, mas consegui estudar um bocado, apenas decidi fazer aquilo que eu realmente gostava de fazer. No principio foi difícil, o meu pai era muito severo connosco, e não apoiou esta decisão. Já a minha mãe e irmãos sempre estiveram comigo, mas ao fim ao cabo ele acabava por ouvir os comentários positivos dos amigos na rua e a sua opinião foi mudando. Mais tarde, chegou mesmo a vir ter comigo preocupado com a minha carreira e ofereceu-me dinheiro para gravar mais músicas."

Relação com grandes nomes da Musica nacional:

Autor de vários sucessos como "Festa da família", "Dança do peito", "Skabelebele" e "Jaracuza", este músico angolano sempre foi visto como um artista carismático e querido no seio de artistas de renome como Yuri da Cunha, SSP, Puto Português,  e muitos mais que sempre que organizam um espetáculo ou projecto o convidam para actuar. Zoca Zoca confessou o segredo que o faz manter essa posição entre os grandes nomes do mercado nacional: "Isso acontece porque quando existe humildade e profissionalismo no trabalho que fazemos tudo corre bem. Eu tenho uma grande relação com os meus colegas, sobretudo com os mais velhos porque ponho sempre em primeiro lugar o respeito. Quando estou em palco com um deles entro com o objectivo de fazer aquilo que ele pede sem exagerar nem passar dos limites e sempre com muita humildade. Acho que é por isso que  muitos colegas querem que eu fique sempre ao lado deles."

Opinião sobre a musica angolana:

Relativamente à música angolana, Zoca Zoca retratou a evolução e o sucesso da música feita no país, dando o devido mérito aos empresários que investem na produção nacional :

 "Temos de reconhecer que foi feito um trabalho muito árduo que graças a Deus surtiu efeito, pois hoje conseguimos ver a música angolana a atingir grandes palcos e patamares a nível mundial. A música não está totalmente internacionalizada, mas os passos que tem dado têm sido bons. A demanda de discos no mercado mostra que estamos a evoluir. Hoje conseguimos dar a volta por cima no mundo, mais propriamente entre os palops e isso para nós, como artistas, é muito satisfatório. Devemos agradecer a todos os que têm investido em grandes projectos e têm valorizado o nosso trabalho."

Depois do seu primeiro e único CD no mercado, intitulado "Nova Era", o kudurista falou em primeira mão sobre o seu novo disco, que promete trazer muitas novidades, pois, segundo ele, sente que é chegada a hora de mostrar um trabalho mais maduro e responsável porque "o mercado está muito exigente".

Quanto ao novo álbum, o artista adiantou não terá somente Kuduro mas também outros estilos como Zouk, House Music.

 

Fonte: Sapo Banda

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo