Yurí da Cunha vence "Top dos Mais Queridos", edição 2009

Com 14 mil e 750 votos, correspondentes a 22.69 porcento, o músico angolano Yuri da Cunha conquistou a décima edição do Top dos Mais Queridos.

Luanda – Com um somatório de 14 mil e 750 votos, correspondentes a 22.69 porcento, o músico angolano Yuri da Cunha conquistou sexta-feira à noite, no Cine Karl Marx, em Luanda, a décima nova edição do Top dos Mais Queridos.


O autor de "Ta Doer", que esteve entre os dez finalistas nas edições de 2008 e 2007, conquistou o prémio com o tema "Kuma Kwakie", do seu último álbum a solo, numa disputa renhida em que teve como principais opositores o rapper Yannik (Afroman), com a canção "Mentalidade" e Pérola, com "Presta Atenção".
 

O segundo classificado somou nove mil e 220 votos (14.18 porcento), enquanto a terceira totalizou oito mil e 60 votos (12.4 porcento). A eles será atribuído oito mil e cinco mil dólares norte-americanos, respectivamente, contra 15 mil do vencedor. 

A conquista de Yuri, oitavo no alinhamento do desfile de concorrentes, começou a desenhar-se ainda nos momentos iniciais da festa de consagração, quando o artista subiu ao palco para interpretar o tema, sob olhar atento de quase dois mil e 500 fãs.

No seu jeito característico, o autor espevitou a plateia que rapidamente correspondeu, aumentando o clima de euforia, depois de o já terem feito Caló Pascoal, com "Meninas de Hoje", Pérola "Presta Atenção", Legalize "Na Gajajeira", Yannick "Mentalidade", Anselmo Ralph "Domesticado", Ary "Funge na Cachupa" e Heavy C "Vai na Tua Mãe". 

Complementaram o quadro os músicos Agre G, com o tema "Domilindro" e Big Nelo, com "Karga", igualmente aplaudidos pelo público, que só arredou pé da sala por volta da meia noite, altura do anúncio dos resultados finais.

"Ele merece, ele merece, ele merece". Foi assim que reagiram as quase duas mil e quinhentas pessoas presentes no Karl Marx, depois de conhecidos os resultados.

À semelhança dos anos anteriores, o show de consagração dos vencedores iniciou-se com o hino do Top dos Mais Queridos, interpretado pelo músico Fedy, acompanhado da Banda Movimento, a que se seguiu um breve esclarecimento dos apresentadores sobre os moldes de disputa e as inovações introduzidas na edição de 2009.

Seguiu-se o anúncio do vencedor do prémio da crítica, ganho por Gabriel Tchiema, que bateu na concorrência, com a canção "Azulula", os oponentes Totó, Patrícia Faria, Margareth do Rosário e o grupo Kituxi e Seus Acompanhantes.

Como prémio, recebeu da organização dez mil dólares norte-americanos.

O momento a seguir foi a actuação de Caló Pascoal, o primeiro a exteriorizar a tensão vivida no camarim e a testar a disposição do público, com o tema em género semba, que criou ambiente para uma noite de fortes emoções na plateia.

O público acompanhou o artista, sobretudo no momento do refrão, dando mostras deque queria ajudar a colorir a festa.

Com uma mescla de canto e dança, Caló mostrou toques de dança sungura, que aprendera na altura de integrante dos Originais Mestres da Sungura, na década de 90.

O segundo a actuar foi Pérola. Mais pausada, a artista exibiu a sua qualidade vocal e despertou a atenção da plateia, que igualmente ajudou a interpretar o tema "Presta Atenção", cenário idêntico assistido por altura da exibição de Legalize.

O rapper Yannik teve uma actuação mais notável, fazendo levantar mais de metade da plateia, com o tema "Mentalidade", a primeira música em género rap a figurar entre as três vencedoras do Top dos Mais Queridos, criado pela Rádio Nacional, em 1982.

Por sua vez, o romântico Anselmo Ralph soube manter o clima de euforia e fez igualmente levantar os presentes, com o seu tema de amor, numa exibição que abriu caminho para Ary e Heavy C brilharem, sobretudo o primeiro, acompanhado de Pérola.

Era chegada a vez do homem da noite. Transportando uma bandeira de Angola, Yuri subiu ao palco crentede que podia ser esta a sua vez no Top dos Mais Queridos, crença que rapidamente se fortificou, dada a participação e empatia com o público.

O artista cantou, dançou e encantou, ao tema da principal música do seu novo disco, que tem feito "desfilar" em vários cantos do mundo, sobretudo no Brasil e na Europa.

Estava feita a história do Top, que registou ainda, antes do anúncio, duas animadas participações de Agre G e Big Nelo, antes de Givago (convidado) e Maya Cool (vencedor do concurso em 2008) encerrarem em alta o espectáculo de consagração.
 
Fonte: Angop

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo