Vencedor do «Top Dos Mais Queridos 2013» é conhecido hoje

Bangão é o convidado especial da segunda gala da iniciativa “Gentes e Música” que amanhã se realiza no Namibe, numa promoção da Rádio Namibe, do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA).

 

De acordo com o cantor, autor de sucessos como “Garina do Suegue”, que concorreu ao Top dos Mais Queridos 2013, concurso que hoje se realiza em Luanda, o seu regresso à província da weliwítschia mirabilis, um mês depois de ter apresentado o seu novo CD, acontece a pedido da direcção da Rádio Namibe para celebrar mais um aniversário da RNA, que amanhã se assinala.

“Estive no Namibe há mais de um mês devido ao lançamento do meu novo CD, ‘Estou de Volta’, e fiz um espectáculo numa discoteca local. Foi nessa altura que tive o convite do director da Rádio Namibe para actuar no dia 5”, explicou.


Bangão disse ao Jornal de Angola que no espectáculo vai ser acompanhado pela Banda Odisseia, daquela cidade, e pelo músico Ricardo Lenvo. “É um agrupamento musical idóneo que está a trabalhar nas minhas músicas há dois meses, por isso estamos confiantes que vamos realizar um bom espectáculo”.


O músico lançou em Julho o seu mais recente disco, 11 anos depois do segundo, “Cuidado”, um álbum com 26 temas, 14 dos quais inéditos, e que já foi apresentado em Luanda, Benguela, Namibe, Kwanza-Sul, Bengo e Huambo.


“Fiquei surpreendido com as vendas, sobretudo nalgumas províncias do Sul, como o Huambo, onde vendi mil discos, por ser uma região ovimbundo e eu cantar essencialmente em quimbundo”, explicou Bangão.


O cantor revelou que vai aproveitar a ocasião para vender mais alguns exemplares do novo álbum. No CD “Estou de Volta” podem ouvir-se músicas como “Hanami dilanguenu”, “Wendengue Wami”, “Garina do Suegue”, “Mini-saia”, “Fonseca”, “O Bonzo”, “Baliza”, “Kuditata kuami” e “Mamã Kudile”, que foram êxitos nos discos anteriores.


Descobrir talentos
 

O director da Rádio Namibe, Jerónimo Gonçalves, disse que o projecto “Gentes e Música” foi criado pelo Conselho de Administração da RNA, com o objectivo de descobrir novos talentos da música angolana. O júri da segunda gala é constituído pelos músicos Cândido Ananás, que também é um dos artistas convidados, Alex, Mário Benedito e Harrison Nakar.
 

Jerónimo Gonçalves revelou que está a estudar a possibilidade de realizar, no próximo ano, o Top Rádio Namibe. “Apresentámos uma proposta ao Governo Provincial para que este projecto seja inserido no seu orçamento anual”, disse, referindo que tem sido difícil conseguir apoios dos empresários locais.

Mais Queridos
 

A gala de consagração da edição 2013 do concurso Top dos Mais Queridos, da Rádio Nacional de Angola (RNA), realiza-se hoje, às 21h00, no Centro de Conferências de ­Belas, em Luanda. O concurso, que elege o músico preferido dos ouvintes da RNA, é baseado num sistema de votação pública. São finalistas desta edição do Top dos Mais Queridos os músicos Matias Damásio (“Kwanza Burro”), Os Lambas (“Está a te cuiar”), Ary (“Escangalha”), Kueno Aionda (“Isabel”), Anselmo Ralph (“Curtição”), Eddy Tussa (“Vou ficar fininho”), Nelo de Carvalho (“Mamã falou”), Yola Araújo (“Bip bip”), Puto Português (“Fim do mundo”), e Os Kiezos (“Mano”).
 

Este ano, a gala em homenagem à música angolana das décadas de 1940, 50 e 60, vai ser animada por Legalize, Malu, Sabino Henda, Kiaku Kiadaf e alguns integrantes do grupo Kituxi e seus acompanhantes.

 

Fonte: Jornal de Angola

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo