Twitter completa 10 anos de existência com prejuízos de milhões

Twitter completa 10 anos de existência com prejuízos de milhões

A rede social Twitter, uma das principais rivais do Facebook, completou hoje, 21 de Março, dez anos de existência e soma 320 milhões de utilizadores em todo o mundo.

O Twitter, que inicialmente se chamava “Ttwttr”, foi fundado em 2006, por Jack Dorsey, Evan Williams, Noah Glass e Biz Stone, nos Estados Unidos da América, e tinha o objectivo de se tornar a maior rede social do mundo, meta esta que não foi possível alcançar.

A inauguração do Twitter foi marcada com a publicação de uma pequena mensagem de Jack Dorsey “Just setting up my Ttwttr" [A configurar o meu Twttr, nome da plataforma à data].

A ideia da rede social que permitiria aos utilizadores divulgarem mensagens curtas, de apenas 140 caracteres, surgiu de uma conversa num parque de estacionamento entre Jack, Evan e Biz (os dois últimos trabalhavam juntos no Google).

Esta rede social veio revolucionar a forma como as pessoas comunicam na internet e foi responsável por várias manifestações que alteraram a história, como o caso da Primavera Árabe e outros movimentos sociais espalhados pelo mundo.

Apesar do sucesso, o Twitter enfrenta agora um grande problema: A estagnação. Este entrave originou a exoneração de vários funcionários da empresa e a contratação de profissionais vindos de empresas concorrentes, como a caso da Apple.

Com actualmente 320 milhões de utilizadores, muito abaixo do Facebook, que conta com 1,5 mil milhões, e do Instagram, que atingiu recentemente 400 milhões de usuários, o Twitter não só falhou o seu objectivo inicial (superar o Facebook), mas perdeu 2 mil milhões de dólares desde que foi lançado, segundo um relatório divulgado pela própria rede social.

Nos últimos 12 meses, as acções do Twitter apresentaram uma desvalorização bastante acentuada (64%), enquanto o Facebook apresentou uma valorização de 38%.

Fonte: Jornal de Negócios

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo