Telenovela Jikulumessu retirada do ar na TPA

Telenovela Jikulumessu retirada do ar na TPA

A telenovela angolana Jikulumessu, produzida pela Semba Comunicação, foi retirada da programação da TPA por alegados problemas técnicos.

Durante o Telejornal do dia 2 de Fevereiro, o jornalista Ernesto Bartolomeu apresentou um comunicado, que justificava a retirada da Telenovela por razões técnicas.

Hoje, 3 de Fevereiro, o mesmo apresentador voltou a ler uma nota de imprensa da Semba Comunicação, referindo, que reconhece terem sido transmitidas cenas sensíveis, que terão causado uma onda de indignação na sociedade angolana.

A mesma nota de imprensa, que também foi publicada pela Semba Comunicação na rede social Facebook, inclui um pedido de desculpas aos que se sentiram ofendidos com algumas imagens, realçando que esta nunca foi a intenção e informa que irão efectuar algumas correcções na representação de alguns conteúdos mais sensíveis:

“Comunicado

A telenovela Jikulumessu aborda vários assuntos socialmente sensíveis, com particular destaque para a violência juvenil, delinquência, corrupção, poligamia, homossexualidade e a prostituição, por forma a chamar à atenção para a sua existência e suscitar um debate saudável sobre os mesmos.

Esse debate visa encorajar o diálogo na sociedade sobre a tolerância e o respeito por todos os grupos sociais, como consagrado na Constituição da República.

Assenta, também na convicção de que não há qualquer choque entre as tradições de um País e o espírito de respeito e tolerância que são alicerces de uma sociedade democrática. O respeito da igualdade na diferença faz parte desse espírito.

Reconhecemos, todavia, que algumas imagens emitidas possam ter ferido susceptibilidades e algumas pessoas as podem ter considerado impróprias. Desrespeitar e ofender nunca foi o nosso propósito. Por isso, pedimos sinceras desculpas a todos que se tenham sentido ofendidos.

Tomamos, assim, a decisão de fazer algumas correcções na representação de alguns conteúdos mais sensíveis para assegurar que a abordagem dos mesmos em Jikulumessu mantém o valor pedagógico inicialmente pretendido.

Luanda, 3 de Fevereiro de 2015

Direcção-Geral”, fim de nota.

Lembramos, que as cenas sensíveis referidas na nota de imprensa, estarão directamente ligadas às cenas de beijo gay transmitidas em Jikulumessu.

Até ao momento, não foi divulgada uma data para que a telenovela volte a ser apresentada na TPA.

Veja o vídeo do comunicado da TPA:

 

Fonte: Jet7 Angola / TPA

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo