Sweet Maria, a nova diva da música angolana



Sweet Maria (Maria Pascoal Da Silva), luandesse de Nacionalidade mais cidadã do mundo pela musica que canta e encanta. É nome do novo cenario musical com maior margem de progressão para pico do sucesso.


 

Ainda pequena teve que seguir seu pai Pai foi contratado para trabalhar na Embaixada de Angola na Nigéria onde viveu 5 anos. Durante a sua estadia na Nigéria, Sweet teve o primeiro contacto com a música. A mesma foi exposta tanto a música tradicional nigeriana, como á música americana de cantores como: Michael Jackson, Lionel Richie, Tina Turner, e grupos como: Earth Wind and Fire, Bonie M, Roling Stones, etc… Cantores esses que tinham exposição duas vezes por semana na televisão popular de Nigéria.

 

 

 

Em 1982, Sweet Maria retornou com a família para Luanda. 3 Anos depois, inseriu-se num um grupo de dança infantil do malogrado Coreógrafo Tony África, grupo este que competia todas as semanas com os outros grupos infantis, destacando-se em várias arenas a nível de Luanda.



Em 1987 Sweet, mudou-se com a família para a Republica Checa, onde o Pai exercia mais um cargo Diplomático. Foi durante a sua estadia neste país, onde a mesma descobriu o seu talento musical, e o desenvolveu escrevendo músicas, e destacando-se em várias actividades culturais Checa e Angolana como cantora e dançarina.


Em 1994 Sweet Maria voltou para Luanda. Alguns anos depois, de onde saiu com apenas 2 anos de idade. A mesma foi contratada por músicos que viram nela um diamente bruto a ser lapidado; artistas como: Don Kikas, Eduardo Paim, e pelo grupo N´ Sexy Love, são alguns exemplos.



Na mesma época, Sweet Mary escreveu o tema ˝Come back˝, que chamou a atenção de Paul G, que na altura era membro dos SSP. Encantado, Paul G pediu a Sweet que o deixasse interpretar. A Sweet concordou, e meses depois o tema foi lançado no 1º álbum dos SSP, que tem como titulo ˝99% de Amor˝.



 

Em 1998, Sweet Partiu para Cuba onde trabalhou com vários músicos cubanos como Roberto Fonseca, Obsession, Sexto Sentido, Alexis, Eddy Cardoza, etc…, em vários projectos musicais. Encantada com o talento de Sweet, a Senhora Nicole ˝ ND˝ Durr, produtora do mais prestigiado grupo de Cabaret em Cuba, um grupo chamado - ˝Havana Night˝, convidou-lhe a participar nos shows do grupo. A mesma não hesitou, e inseriu-se imediatamente,no grupo




Em 2000, Sweet Mary decidiu deixar Cuba, e partiu para Canadá, onde formou-se em Cinematografia, e em 2004 lançou o seu primeiro trabalho discográfico intitulado “Imprevisivel / Unpredictable”. (clique no link para comprar no itunes)



˝Imprevisível˝ é um álbum composto de 14 musicais, todas escritas por Sweet, e produzidas pelo Haitiano Jude Alien.

O mesmo contém estilos de Zouk e R&B, teve sucesso no Canadá, no seio da comunidade africana, na comunidade portuguesa, e na Canadiana, e teve igualmente um grande impacto em Moçambique onde obteve maior o sucesso.



As músicas mais destacadas do álbum “Imprevisivel / Unpredictable” foram as seguintes: “Telefona, Gina, Novo amor, Incondicional e Muito pouco Homem”.



Neste momento, Sweet Maria está a promover o seu segundo álbum, que tem como titulo “Super Adictivo”, que será lançado, e comercializado brevemente, em Luanda e terá uma distribuição a nível mundial, para as comunidades (Portuguesa, Inglesa, Espanhola, e Checa).


 


“Super Adictivo” foi produzido em Paris, conta com 12 temas de estilos Kizomba, Zouk, e R&B, todos escritos por Sweet e alguns colaboradores, e tem como produtores músicos Angolanos, Canadianos, e Franceses.



Entre eles, destacam-se Joel Josef, um dos produtores e acompanhantes de Nelly Furtado, destaca-se também um talentoso produtor anónimo angolano, que produziu 80% do álbum, os músicos Franceses como: Stéphane Castry, Gaod, Gregory Louis, Cristian Martinez, Thierry Farrugaetc…, contribuíram para um álbum cheio de produções interessantes. Sweet Mary é sem duvida a proxima diva da Musica Angolana


Alguns  clipes da cantora 

http://www.youtube.com/watch?v=iPWdkPqxa70

http://www.youtube.com/watch?v=wlYYLECcSUA

http://www.youtube.com/watch?v=vjNE1DeQqfM

Fonte: P. Line

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo