Sindika Dokolo compra Casa Manoel de Oliveira, de cineasta português

O empresário e colecionador de arte congolês, Sindika  Dokolo, esposo de Isabel dos Santos, acaba de comprar a Casa Manoel de Oliveira, do conhecido cineasta português "Manoel de Oliveira", localizada na cidade do Porto, em Portugal, por 1,58 milhões de euros, para expor as obras de arte da sua fundação.

O edifício foi desenhado pelo arquitecto Souto Moura e foi ontem (18), adquirido em hasta pública pela empresa Supreme Treasure, gerida por Mário Leite da Silva, representante da empresária Isabel dos Santos para os negócios na Europa.

O edifício foi adquirido em hasta pública pela Sociedade Supreme Treasure e vai constituir-se como um hub da Fundação e um espaço de reflexão e aprendizagem para jovens artistas (…)

(…) Ao estabelecer-nos num edifício como a Casa Manoel de Oliveira, em plena Foz portuense, estamos a afirmar a nossa intenção em contribuir para tornar o Porto ainda mais cosmopolita e mais cultural. Neste espaço vamos promover redes de reflexão artística e fortalecer laços entre Portugal e Angola, a Europa e África, numa ode à Arte enquanto elemento unificador de povos e países”, afirmou Sindika, presidente da Fundação Sindika Dokolo.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que a venda da casa "é mais do que um alívio" porque "existia uma preocupação grande" por estar "ao abandono", pelo que "além do interesse monetário" da venda. 

Fonte: Diário Económico

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo