Saiba a diferença entre branqueamento da pele e uniformização

Saiba a diferença entre branqueamento da pele e uniformização

A pele negra possui diferenças estruturais quando comparada com outras peles. A pele negra tem o estrato córneo mais compacto e espesso, a pele branca possui 20 camadas de células córneas em média, na pele negra o número pode chegar facilmente ao dobro de camadas, por esta razão é uma pele mais resistente.

ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS DA PELE NEGRA

Grande parte dos distúrbios vistos na pele negra é de origem pigmentar, entre muitos destes distúrbios destacam-as alterações na tonalidade. Algumas pessoas possuem uma coloração mais escura no rosto, que podem ser causadas por questões genéticas ou por questões externas, pois o rosto está mais exposto as agressões do dia a dia como (poluição ou clima). 

Esta situação pode ser facilmente atenuada com a prática de tratamentos dermatológicos, como "peelings", esfoliação, utilização de cremes com factor protector, uso frequente de mascaras, cremes nutritivos e regeneradores etc.

Este tipo de acção vai contribuir para uniformizar a pele, dando-lhe um aspecto mais iluminado e consequentemente a pele ficará com um tom mais claro.

Esta realidade é muitas vezes confundida com branqueamento da pele, é importante compreendermos que são situações muito diferentes.

Saiba a diferença entre branqueamento da pele e uniformização

Imagem acima: Quando a pele do rosto e pescoço ganha um tom idêntico ao de outras zonas do corpo, como resultado de tratamentos dermatológicos, diz-se que esta pele está com uma tonalidade mais uniforme, isto é, não apresenta muitos contrastes em termos de coloração.

Saiba a diferença entre branqueamento da pele e uniformização

Imagem acima: Quando uma pele sofre alterações de tonalidade no rosto e no corpo para tons significativamente mais claros, diz-se que esta pele sofreu uma acção de branqueamento.

Enquanto que no primeiro caso a pele não é agredida, no segundo a pele sofre uma mudança drástica que poderá originar danos irreversíveis. Nos casos mais graves pode dar-se o aparecimento do câncer de pele.

Na próxima rubrica falaremos sobre este fenómeno muitas vezes denominado por "bleaching"(branqueamento da pele), que tem vindo a crescer em todo o mundo.

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo