Restaurante Poema do Semba de Paulo Flores aberto ao público

Restaurante Poema do Semba de Paulo Flores aberto ao público

No final do mês passado, o ritmo dos sabores africanos chegou oficialmente a Lisboa, aquecendo uma noite fria do bairro de Santos com a força rítmica do Semba, expoente máximo da música tradicional angolana.

Nesse dia, a Avenida Dom Carlos I contou com a presença de convidados tão ilustres quanto os sabores do Antigo Império. Bonga, Rui Veloso, Kalaf e Pedro Hossi, foram alguns dos amigos e compatriotas que fizeram questão de congratular pessoalmente Paulo Flores, na inauguração do seu restaurante "Poema do Semba" em Lisboa.

Para além da tradicional cozinha de Angola como o prato de Moamba Antiga, a casa também oferece pratos de poesia gastronómica surpreendente como a Moqueca de Vieiras ou as Ostras Gratinadas ao Molho de Açafrão.

A caipirinha de ananás é uma especialidade do bar da casa, assim como o sumo de mukua.

Os paladares reminiscentes do conforto matriarcal da lusofonia foram apreciados em sintonia com a música ao vivo do próprio Paulo Flores, acompanhado por Manecas Costa (guitarra e voz) e João Ferreira (percussão). Yola Silva (voz) também interpretou os clássicos que inspiram à poesia do Semba e Kiari, filho de Paulo Flores, acompanhou o pai no palco num improvisado dueto.

Bonga também se atreveu no palco, no papel de músico, com um reco-reco.

Carlos Sanches (guitarra), Paulo Soares (guitarra) e Caipas (no baixo) foram outros músicos a inaugurar o palco do Poema do Semba, local de acústica acompanhada por um prato de poesia.

A decoração, da responsabilidade da arquiteta Maria João Teles Grilo que, neste projeto, pretendeu criar um lugar de lazer e conforto onde a poesia e a música estivessem presentes em todos os componentes visuais do espaço. “Uma linha de luz que transporta frases poéticas das letras [de Paulo Flores] recebe o convidado”, levando-o a saborear o universo humilde da alma do Semba.

Veja algumas fotos da inauguração

Horários:

- Todos os dias das 20.00h às 02.00h excepto terça-feira.

- Cozinha encerra à 01.00h.

Programação:

- Música ao vivo até à 01.00h todos os dias excepto segunda-feira.

- Banda residente: Banda da Parakuka com Yura Silva ou Lola.

- Segunda feira: Noite de poesia (convidados declamam poesia).

Contacto(s):

+351 213 950 170
+351 911 130 655
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Fonte: Jet7 Angola
(Fotos: Ben do Rosário)

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo