Rapper Jay Z lidera nomeações para os Grammy 2013

Rapper Jay Z lidera nomeações para os Grammy 2013

 

Com nove nomeações, o rapper Jay Z lidera a lista dos candidatos aos prémios Grammy, anunciadas esta madrugada num concerto em Los Angeles, que antecede a entrega dos prémios no dia 26 de Janeiro, no Staples Center, em Los Angeles, Califórnia.

 

Jay Z conseguiu nomeações em nove categorias, do rap e da pop, incluindo de melhor álbum de rap, por “Magna Carta... Hooly Grail”, disco que lançou em Julho, mas com possibilidades de vencer também com “Suit & Tie”, dueto com Justin Timberlake.
 

Contudo, o rapper de 44 anos, oriundo de Brooklyn, Nova Iorque, não está nomeado nas categorias de maior prestígio (gravação, canção, e disco do ano) com um trabalho em nome próprio, mas apenas como produtor de “Good Kid, M.A.A.D City”, do rapper californiano Kendrick Lamar, que está nomeado para álbum do ano e para o prémio revelação.
 

Entre as mulheres, as mais nomeadas são Lorde, Kasey Musgraves e Taylor Swift, cada uma com quatro nomeações. A neo-zelandesa Lorde, de apenas 17 anos, é considerada por muitos a revelação do ano, por compor e cantar todos os seus temas, incluindo o êxito “Royals”, que se encontra nomeado para melhor gravação e melhor canção.
 

Justin Timberlake, de 32 anos, que regressou este ano aos discos após um hiato de cinco anos sem editar, está nomeado em sete categorias, incluindo melhor performance a solo, por “Mirrors”, duo, com “Suit & Tie”, ou álbum pop, “The 20/20 experience”.
 

Os rappers Macklmore & Ryan Lewis e Pharrell Williams também estão nomeados em sete categorias. Macklmore & Ryan Lewis concorrem ao troféu de melhor álbum, com “The Heist”, mas também estão nomeados para a canção, por “Same Love”, e revelação do ano. Pharrell Williams, por seu lado, disputa o registo do ano (concedido aos produtores), com o suceso “Blurred Lines”, de Robin Thicke, e a melhor dupla pop com os Daft Punk, “Get Lucky”. Os Daft Punk, que já arrecadaram dois Grammy, vão disputar cinco troféus, entre os quais melhor dupla pop, o melhor registo e álbum, “Rando Access Memories”.
 

Outros artistas de peso também disputam os troféus nas categorias de maior prestígio: Bruno Mars, Taylor Swift, Pink, Katy Perry, Rihanna ou Lorde.
 

Em termos de categorias também há ícones: David Bowie (performance e álbum rock, por “The next day”), Adele (canção para um filme, com “Skyfall”) ou os Rolling Stones (canção de rock “Doom and Gloom”).

 

Fonte: Jornal de Angola

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo