Professor universitário americano lança livro de poesia de escritores angolanos

Professor universitário americano lança livro de poesia de escritores angolanos

O académico norte-americano Frederick Williams vai lançar uma obra literária nos Estados Unidos da América, baseada em poesias de escritores angolanos.

“Poetas de Angola” é o título de uma antologia de poesia de autores angolanos a ser publicada, ainda este ano, pela Universidade Brigham Young Studies Prov, no Estado de Utah, Estados Unidos da América (EUA), em parceria com a União dos Escritores Angolanos (UEA).

Segundo uma nota enviada à Angop, trata-se de uma obra bilingue (inglês/português), da autoria do professor universitário Frederick Williams, sendo a primeira obra da literatura angolana a ser publicada nos EUA, país com grande desenvolvimento literário.

A obra contempla 137 poesias da autoria de 32 escritores nacionais como António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, Viriato da Cruz, Jorge Macedo, Arlindo Barbeitos entre outros.

A publicação do livro tem ainda o apoio da Universidade Agostinho Neto (UAN) e do Instituto Camões.

Frederick Williams um académico norte-americano mestre e doutorado em literatura luso-brasileira, pela Universidade de Wisconsin, tendo já publicado três livros de poesia e é autor de mais de 50 artigos, de 11 volumes, na área da linguística e literatura portuguesa.

O interesse do autor pela literatura africana de língua portuguesa começou em 1966,como estudante de pós-graduação na Universidade de Wisconsin, EUA, quando ele conheceu o professor e poeta português Jorge de Sena.

Foi Jorge de Sena que deu-lhe a conhecer autores como Agostinho Neto, José Luandino Vieira e Pepetela.

Fonte: Angop

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo