Nelson Mandela incapaz de falar, só comunica por gestos

Nelson Mandela incapaz de falar, só comunica por gestos

 

O ícone da luta contra o apartheid, de 95 anos, está a receber atendimento médico em casa desde Setembro e "comunica por sinais através do rosto".

 

"Não pode articular palavras devido à quantidade de tubos que tem na boca para drenar os pulmões", explicou Winnie Madikizela-Mandela ao The Sunday Independent, acrescentando que os médicos ainda acreditam que o histórico sul-africano consiga recuperar a voz.

 

"Disseram que respira com a ajuda de aparelhos. Isto é mentira", garantiu Winnie Madikizela-Mandela, ainda referindo-se ao estado de saúde de Mandela.

 

Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul, está a ser assistido por uma equipa de 22 médicos na sua casa em Johannesburgo desde dia 1 de Setembro, após ter passado três meses internado devido a uma infecção pulmonar.

 

Apesar de estar curado de uma pneumonia, os seus pulmões continuam frágeis, destacou Winnie Madikizela-Mandela.

 

"É difícil para ele, continua muito sensível aos germes e deve permanecer num ambiente esterilizado. O quarto dele é como um quarto de cuidados intensivos", contou ao jornal. "Mas quando está relaxado, fica bem", conclui a ex-mulher.

 

Os problemas pulmonares do Prémio Nobel da Paz estão provavelmente ligados às sequelas de uma tuberculose que sofreu quando cumpria uma pena de prisão em Robben Island, perto da Cidade do Cabo, na qual passou 18 dos seus 27 anos de detenção sob o regime do apartheid.

 

Fonte: Sapo Angola

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo