Nelo Carvalho responde às críticas de Kizua Gourgel sobre o Angola Music Awards

Após o director do Angola Music Awards se manifestar a respeito da crítica de Kizua Gourgel, chega a vez de Nelo Carvalho, um dos músicos lesados pela crítica apresentada.

Numa nota de imprensa enviada ao Jet7 Angola, Nelo Carvalho esclarece que foi confrontado com a polémica através das redes sociais, e diz não entender as intenções de Kizua Gourgel, ao criticar o prémio de Melhor Produtor Musical, que lhe foi atribuído na gala do Angola Music Awards 2016.

Nelo Carvalho disse ter 40 anos de vida artística, que lhe permitiram obter experiência como produtor musical, tocando em diversas bandas e não só, e afirmou que os seus álbuns de originais foram dirigidos, produzidos e editados por si.

Leia o comunicado de Nelo Carvalho:

“Aos meus FAMILIARES, FÃS, AMIGOS E OUTROS:

Sou cantor, músico, compositor e produtor e venho por este meio esclarecer alguns pontos de vista que considero pertinentes.

Hoje, dia 3 de Agosto de 2016, fui confrontado com notícias pouco abonatórias produzidas por um colega de profissão, não sei com que intenção, mas que criou algum alarido nas redes sociais…

Tenho 40 anos de vida artística, provada, comprovada, com vários projectos abraçados, que me deram a possibilidade de crescer com todos com quem partilhei os palcos. De todos os projectos que escolhi sempre fiz as minhas escolhas, escolhi com quem queria tocar, escolhi as músicas que queria cantar e escolhia aquilo que queria na minha carreira.

Antes de cantar e tocar a solo, toquei a Duo, Trio, Quarteto, com Bandas pequenas, com Bandas grandes com todos eles aprendi e a alguns deles ensinei; tocar a Solo, foi uma solução pensada, que me fez crescer. Por causa disso, com a experiência adquirida e com ajuda oportuna de algumas pessoas que acreditaram, decidi gravar os meus álbuns de originais:

- Escolhi os autores, os compositores, as fórmulas, as equações, os arranjadores e com os meus companheiros e amigos Armindo Monteiro e Beto Monteiro produzimos esses trabalhos.

O que é um produtor musical?

Alguém escreveu assim: - Produtor Musical no mercado fonográfico é o profissional contratado para dirigir o registro sonoro de obras musicais. Na prática, o produtor precisa aliar duas coisas: técnica e arte.

TODOS OS MEUS DISCOS FORAM DIRIGIDOS, PRODUZIDOS EDITADOS POR MIM, Nelo Carvalho, pelo Armindo Monteiro e Alberto Monteiro, como aliás está escrito nos Libretos dos meus Álbuns.

Quem fala deve certificar-se primeiro se está correcto, sob pena de deixar de ter legitimidade. Posso pensar que a questão levantada (pondo em causa a minha competência ), tenha a ver com algo mais do que simples vontade de mostrar indignação, pode ser algo que ultrapasse o razoável e contra isso, não posso fazer nada.

Não faz parte da minha índole nem do meu carácter receber créditos ou prémios por algo que não mereça!

Ao ser confrontado com declarações e afirmações que põem em causa o meu trabalho, a minha performance (playback, parcial ou total, é uma decisão adaptada à situação do momento é às condições apresentadas que só ao músico dizem respeito, não sendo isso motivo para pôr em causa o valor ou a capacidade vocal ou musical do artista, até porque após tantos e inúmeros espectáculos ao vivo as vozes que apontam as flechas para o alvo, não são as mesmas que cantam elogios, enfim...), o meu talento e as minhas produções, senti-me, não ofendido ou denegrido, mas na necessidade de esclarecer aos que me ouvem, seguem e admiram, pelo enorme respeito que vos tenho.

Meus amigos, já são muitos anos de estrada, de música, de trabalho, de lutas e de sacrifícios, mas acima de tudo de respeito pela música e por quem faz música. Assim pretendo continuar...

Obrigada mais uma vez pelo prémio. Um bem haja aos meus fãs. Com Toda a consideração e respeito.”

Fonte: Jet7 Angola

(Foto: Reprodução)

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo