Músico Fernando Quental será homenageado pelos 40 anos de carreira

Músico Fernando Quental será homenageado pelos 40 anos de carreira

O músico angolano, Fernado Quental, referência incontornável da Kizomba, será homenageado pelos seus 40 anos de carreira, no dia 9 de Abril, às 23H00, na discoteca Barrio Latino, situada em Lisboa, Portugal. O cantor Eduardo Paim será um dos convidados especiais.

Apesar da fraca aparição em espectáculos, o intérprete dos êxitos “Quando Fui a Benguela” e “ Kandengue” continua no activo e a preparar um novo disco com temas originais.

A história de Fernando Quental, mais conhecido artisticamente por Nando Quental, nasceu no Cunene, uma das 18 províncias de Angola.

No Lubango fez parte do seu primeiro agrupamento musical “Challon” na igreja da Laje, onde era o baterista.

Em 1976, depois da independência de Angola saiu com os seus pais para África do Sul, e depois mudou-se para Portugal.

Em Portugal, Fernando Quental formou com os primos o grupo “Kizomba” em 1979, nome que foi inspirado num grupo que já existia em Ondjiva.

Na época da passada entra para o grupo “África Tentação” e grava o álbum “Quando fui a Benguela” em 1982 e “Kissange Saudade Negra” em 1986.

Com muito sucesso os “África Tentação” iniciam uma série de atuações em festas, colectividades e no Coliseu dos Recreios.

Em Portugal é convidado por Eduardo Paim, para tocar guitarra no lançamento do álbum “Kapuete Kamundanda” do músico Paulo Flores.

Nando Quental também fez parte do grupo “Kanawa”. Em 1991, regrava o tema “Quando Fui a Benguela” com Eduardo Paim, que resulta numa nova sonoridade “Kizomba”. Em 1992, é convidado a participar no projecto “Sem Kigila Também” de Ruca Van-Dúnem, onde interpreta os temas “Kandengue”, e “Som da Banda” com muito sucesso.

Em 1999, grava o primeiro álbum a solo “Kassula Iami”, com Tino MC, Betinho Feijó e Maninho Teixeira.

Em 2001, é convidado por Dj Dias Rodrigues para participar no projecto Pikante Vol.1, onde interpreta a canção “Leviana”. Mais tarde em 2006, grava no Pikante Vol.2, a música “Processos da Banda” um dueto com Eduardo Paim.

Em 2015, Nando Kental foi convidado a participar no espetáculo “Show do Mês”, de Eduardo Paim, em Luanda.

Fonte: Jet7 Angola / Carlos Pedro

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo