Museu Cesária Évora abre portas em Abril

A Casa Museu Cesária Évora, no Mindelo, ilha cabo-verdiana de São Vicente, vai ser inaugurada dia 14 de Abril, disse o ministro da Cultura de Cabo Verde, citado pela agência Inforpress.

 

Mário Lúcio Sousa respondeu no Parlamento a uma questão levantada pelo deputado Abraão Vicente, do Movimento para a Democracia (MpD), e garantiu que o Governo já tem a verba necessária disponível para a entrada na aquisição da casa onde residiu a cantora cabo-verdiana.  

 

 

De acordo com o ministro, a colaboração com a Câmara de São Vicente tem corrido “muito bem”, faltando agora a edilidade local, juntamente com familiares da “Diva dos Pés Descalços”, falecida em Dezembro de 2011, fazer a avaliação do edifício.  

 

 

O Ministério da Cultura, acrescentou Mário Lúcio, acertou com os familiares de “Cize”, em 2012, o preço do prédio, dependendo agora de nova avaliação, pois pode vir a ser renegociado.

 

Sobre o desaparecimento de parte do espólio da mais conhecida cantora cabo-verdiana, Mário Lúcio disse que tal não é verdade, uma vez que uma delegação do Ministério da Cultura visitou a casa da “Rainha da Morna” e confirmou que continua intacto. “Há algumas peças que foram guardadas, mas não há perigo de delapidação ou desaparecimento”, garantiu.  Cesária Évora tinha 70 anos quando morreu a 17 de Dezembro de 2011 no hospital Baptista de Sousa, no Mindelo, devido a uma insuficiência cardio-respiratória aguda e tensão cardíaca elevada.

 

Fonte: Jornal de Angola

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo