Mia Couto homenageado pelos 30 anos de vida literária

Mia Couto foi homenageado, em Lisboa, pelos 30 anos de vida literária, numa cerimónia na qual recebeu a Medalha de Mérito Grau Ouro e uma cadeira denominada “Princesa de África”.

 

A atribuição da medalha e da cadeira foi feita pelas Câmaras Municipais de Lisboa e de Paredes.


A homenagem, intitulada “Mia Couto. 30 anos a escrever, 30 anos de maravilhamento”, foi aprovada, por unanimidade, em Novembro pela Câmara de Lisboa, disse a vereadora da Cultura.
 

Mia Couto minimizou à Lusa os feitos das três décadas de escritor:
 

 “Um escritor não tem carreira” e é preciso que perceba que tem de aprender sempre”. Um escritor, disse, não tem carreira no sentido em que o percurso que faz não o autoriza a dizer “agora já tenho credenciais, sou consagrado. Se faz isso, morre”.
 “Quero manter este espanto de criança disponível para se espantar com o mundo. Sinto como se estivesse num barco e sempre que quando chego a um porto já sei que é passageiro e a viagem não vai terminar nunca”, afirmou.

 

Mia Couto, que tem mais de 30 livros publicados, desde a primeira obra, “Raiz de Orvalho e Outros Poemas”, em 1983, confessou ter “medo de pensar que a viagem esteja a chegar ao fim”.
 

A cadeira “Princesa de África” foi concebida pelo designer italiano Luigi Baroli, que se inspirou no autor moçambicano, mas o projecto é da autoria da Câmara Municipal de Paredes. A acção enquadra-se no âmbito do projecto Duets no qual 11 designers criaram cadeiras inspiradas em outras tantas personalidades representativas da sociedade contemporânea, que incluem também Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Luciano Bennetton e Maria Bethânia.
 

O presidente da Câmara de Paredes disse que a iniciativa se destinava a conceber 11 cadeiras para serem leiloadas a favor da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).
 

Estas cadeiras, afirmou, renderam 111,5 mil euros, que permitiram que a ONU pagasse o ano lectivo completo a 2.700 crianças refugiadas na Síria.

 

Fonte: Jornal de Angola

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo