Mel Gamboa e os banhos de água gelada: «Muitos dos desafios roçaram a insanidade e nada têm a ver com a doença»

Mel Gamboa e os banhos de água gelada: «Muitos dos desafios roçaram a insanidade e nada têm a ver com a doença»

 

A actriz e apresentadora de TV angolana "Mel Gamboa" decidiu pronunciar-se sobre a nova moda em todo mundo, denominada "Ice Bucket Challenge", que consiste em tomar banho em público, com um balde de água com gelo.

Este desafio que já conquistou centena de famosos e desconhecidos ao redor do mundo, foi inicialmente criado para chamar a atenção do público para uma doença sem cura chamada "Esclerose Lateral Amiotrófica". Esta doença causa a perda dos movimentos voluntários dos músculos do corpo.

Segundo Mel Gamboa, os vídeos virais chamaram de facto a sua atenção para a doença, entretanto, questiona o porquê de pessoas "normais" apresentarem comportamentos tão anormais. Mel Gamboa afirma que muitos dos desafios "banhos de gelo", roçam a insanidade e nada têm a ver com a doença.

Leia o comentário de Mel Gamboa sobre os banhos de água gelada:

"O #IceBucketChallenge , um desafio que já virou um vídeo mega viral pela internet realmente chamou-me a atenção para essa doença, porque tive mesmo que me questionar o porquê de que pessoas "normais" tinham um comportamento tão pouco são. Sim, sim, muitos dos desafios roçaram a insanidade e nada têm a ver com a E.L.A. e além disso gastam desnecessariamente água potável. Pelo valor de cada balde de gelo e água potável seria mais fácil e justo doar o dinheiro a www.alsa.org (já fiz a minha doação, não custa nada, o valor é a escolha "do freguês")

Pesquisei na net e há pouca literatura em língua portuguesa sobre o assunto (comparativamente ao material existente em inglês).

Segundo a http://pt.wikipedia.org/wiki/Esclerose_lateral_amiotrófica: Quase 10% dos casos desta doença degenerativa tem um caráter genético, mas na maioria dos casos não se conhece a sua causa. Vários estudos científicos mostraram correlações estatísticas entre certos pesticidas agrícolas e ELA (esclerose lateral amiotrófica, também designada por doença de Lou Gehrig e doença de Charcot, é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos, e com a sensibilidade preservada).

Antes de fazer esta publicação fui perguntar ao meu médico o seguinte: do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa que doença é essa, suas causas e origens e como se trata Dr Luis Filipe?

Aqui vai a resposta, tornando esta publicação mais completa, menos assustadora e mais informativa, não desmerecendo o facto de que apoiar estudos científicos é sempre uma mais valia.

Luis Filipe - R: Mel Gamboa vou ver se vos consigo explicar numa linguagem simples: O nosso corpo é carregado constantemente pelo Qi. Esta carga tem sua origem no meio que nos rodeia. Esta é a corrente constante de energia invisível que torna a vida possível. O volume e intensidade da carga que recebemos depende da posição do nosso corpo. Vou dar um exemplo: se ficamos de pé, a nossa posição vertical permite que uma energia muito activa flua para cima e para baixo, a partir da terra. Nesta posição faz com que todos os órgãos funcionem mais activamente- Na Posição deitado, ao dormirmos, por exemplo essa energia que recebemos é menos intensa e todas as funções do nosso organismo entram num ritmo mais lento. Durante os últimos 50 ou 60 anos, muitas pessoas vêm experimentando enfraquecimento da sua carga vital. Nos casos agudos, este enfraquecimento gera sintomas como torpor e incapacidade de movimentar braços e pernas, disfunções orgânicas, dificuldade em falar e perda da capacidade de racionar com clareza. Geralmente a doença começa geralmente nas pernas e avança para cima. Existem duas causas Yin e Yang para esta doença.. Geralmente o consumo excessivo de açucar, frutas, sumos de frutas, Vitamina C, bebidas geladas, drogas e alguns medicamentos enquadram-se na causa Yin. Quando há um consumo excessivo de proteína animal ( carnes e produtos lácteos, especialmente queijo, ovos e gorduras) enquadram-se na causa Yang. Existem vários factores gatilhos que aumentam a possibilidade do surgimento desta patologia: a extirpação do apêndice, a extirpação das amígdalas e adenoides. O tratamento pela MTC baseia-se no equilíbrio alimentar, fitoterapia chinesa e acupunctura. Consegue-se o alívio dos sintomas, o atraso do avanço da doença, mas não a cura integral dela.. Nesta patologia aconselho a combinação harmoniosa entre a MTC e a Medicina Alopática (ocidental)."

Fonte: Jet7 Angola

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo