Mamukueno quer mais apoio aos cantores de Semba da velha guarda

Mamukueno quer mais apoio aos cantores de Semba da velha guarda

 

Luanda- O músico angolano José Matias "Mamukueno" considerou ontem, terça-feira, em Luanda, haver necessidade de maior aposta dos empresários para relançar a carreira de alguns precursores do estilo Semba.

 

Em declarações à Angop a propósito do estado da música angolana, o cantor  avançou que tem notado uma maior aposta nos músicos da nova geração, havendo uma certa hesitação para se colaborar com os mais velhos, apelando para que se crie incentivos para mudar este quadro.

 

O artista apontou ainda a falta de oportunidade para os músicos dos anos 60 e 70  demonstrarem  que ainda têm  valor.

 

Segundo Mamukueno, muitos dos seus contemporâneos têm obras discográficas  para serem publicadas, mais que encontram uma certa dificuldade no lançamento dos seus trabalhos devido a falta de apoios.

 

O músico manifestou à sua disponibilidade em trabalhar com os mais novos sempre que possível para passar a sua experiência musical  para que nos próximos anos a geração do Semba esteja salvaguardada.

 

Mamukueno realçou igualmente a necessidade de mais eventos como o Musongue da Tradição para que os  kotas possam continuem a demonstrar toda à sua experiência musical e interagir com o público.

 

Solicitou também a criação de mais programas nos meios de comunicação sociais que retratam  a vida e obras dos músicos angolanos.

 

José Matias "Mamukueno" nasceu no dia 5 de Outubro de 1946, em Luanda, onde iniciou a sua carreira musical.

 

O músico é autor dos discos “Memória de Mamukueno” (2005) e “Ezakungiamba” (2006). Em 2009, gravou o CD Tambuleno.

 

Fonte: Angop

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo