Mamborró vai a enterrar terça-feira no Santa Ana

A cerimónia fúnebre do músico angolano José Manuel Machado Jorge "Mamborró", falecido na última quinta-feira, no Hospital Militar, em Luanda, será realizada nesta terça-feira, no Cemitério Santa Ana, na capital do país.

 

De acordo com uma nota da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), o velório acontece a partir das 7 horas, na Liga Angolana de Amizade e Solidariedade com os Povos - LAASP, estando o cortejo fúnebre marcado para o Cemitério Santa Ana, às 10 horas.

 

Nascido a 7 de Agosto de 1970, na Vila da Gabela, província do Kwanza Sul, Mamborró é o terceiro de seis irmãos.

 

Autor e intérprete dos temas "Vavó Samba", "Cajueiro", "Guida" e "Belinha Chuchu", o músico iniciou-se no projecto "Piô-Piô", promovido pela Rádio Nacional de Angola (RNA), para descoberta de cantores infantis.

 

Começou a cantar entre os 12 e 13 anos, altura em que se notabilizou no campo musical infantil com a canção "Mamborro", composta pelo familiar Nando Borró.

 

O também intérprete de "Traço de União" e "Quarentona" teve como promotor e autor de muitas das suas letras o jornalista e escritor Carlos Ferreira (Cassé).

 

Venceu o Top dos mais queridos da Rádio Nacional, em 1987, e do top dos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, foi homenageado num show da saudade realizado pelas produtoras associadas, no Estádio Nacional da Cidadela, e num outro da Organização dos Pioneiros de Agostinho Neto (Opa), em Dezembro de 2011.

 

Faleceu a 27 de Setembro de 2012, no Hospital Militar vítima de diabetes, aos 42 anos de idade.

 

Fonte: Angop

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo