Lulas da Paixão aconselha artistas a salvaguardarem direitos de autor

 

O músico angolano Lulas da Paixão afirmou hoje, domingo, em Luanda, que as suas composições foram sempre utilizadas por outros artistas com o seu consentimento, salvaguardando-se os seus direitos enquanto criador.

Segundo o artista, o registo imediato das criações artísticas traz consigo diversos benefícios resultantes do uso dos seus trabalhos, razão pela qual aconselha os demais criadores angolanos a terem sempre em conta o registo tão logo publiquem para evitar que outras pessoas possam fazê-lo e assim perderem os seus direitos.

 

Segundo a Lei nº4/90, no seu artigo 3º indica que o Direito de Autor é o poder que os autores de obras literárias, artísticas e científicas têm de fluir e utilizar em exclusivo as mesmas ou autorizar a sua fruição, no todo ou em parte, dentro dos limites e nos termos da presente lei.

 

Lulas da Paixão, que falava à Angop sobre os direitos de autor, reforçou que todos os colegas que já usaram a sua música contactaram-no antes, pelo que nunca teve problemas neste sentido.

 

“ Eu já dei muita música a outros artistas e hoje muitas das composições que faço canto-as eu mesmo”, asseverou.

 

Lulas da Paixão apontou que hoje por hoje reduziu substancialmente a cedência dos seus temas para outros colegas, porque necessita de produzir mais para si com o fim de obter mais ganhos com o seu trabalho.

 

Compositor e artista angolano, Lulas da Paixão, nome artístico de Sebastião Paulo, nasceu a 11 de Novembro de 1946, na Ilha do Cabo, em Luanda, Angola.

 

Em 1957, começou a sua carreira artística como vocalista do grupo A Caravana.

 

Enquanto compositor produziu várias músicas das quais se destacam "Mukagiami", "Lolito", para Carlos Burity, "N'ga Kinga", para Pedrito, "Ti Chico", para António Paulino, "Zinha", para Dina Santos e muitos outros temas para músicos africanos.

 

No seu repertório constam, entre outras, as músicas “Kamaca”, “Menina Wemita”, “Madia”, “Nguami Maka” e “Ixi ya Muangana”.

 

Fonte: Angop

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo