João Paulo N'Ganga lança livro "Bonga - O maioral"

Músico angolano Bonga Luanda - O jornalista angolano João Paulo N'Ganga apresentou no sábado passado em Luanda, o livro biográfico intitulado “Bonga-o maioral”, que retrata as vivências e trajectória artística do cantor angolano Barceló de Carvalho - mais conhecido por Bonga.

 

No livro de 115 páginas com ilustrações, o autor fala de Bonga desde o seu nascimento até a sua internacionalização como profissional na música, tecendo igualmente algumas considerações como atleta.

 

João N'Ganga, ao se referir ao conteúdo da sua obra, disse que o cantor apresenta nos seus temas músicas de lamento, de liberdade, numa clara alusão a valorização das raízes culturais do país.

 

O jornalista ressaltou que, apesar de viver mais de 40 anos fora do país, nada mudou no ser e no estar como angolano, pois Bonga sempre cantou e representou Angola nos palcos internacionais tal como é.

 

Bonga ostenta o título de embaixador da música angolana por mérito próprio, pois, segundo João N'Ganga, não foi outorgada  por nenhuma instituição, tendo decorrido da força  do seu trabalho e de um dos artigos escritos pelo jornalista do Jornal de Angola já falecido David Mestre.

 

“ Com esta biografia, quis registar as memórias da figura mais emblemática da cultura musical  angolana que tem sabido manter e divulgar a identidade angolana no exterior há 43 anos”, ressaltou.

 

Bonga enalteceu a iniciativa de João N'Ganga por debruçar-se sobre a sua figura e trajectória, porquanto é um contributo para a história da música nacional.

 

“ Congratulo-me com este corajoso João Paulo N'Ganga em estar a fazer este trabalho. Vou continuar a ser profissional que sou. Nós temos sempre que ser nós”, ressaltou.

 

Bonga, nascido aos 5 de Setembro de 1942 na província do Bengo, já foi galardoado internacionalmente com vários prémios ao nível da música, tendo recebido disco de ouro, platina e actuado em vários palcos importantes do mundo.

 

“Angola 72” é o seu primeiro disco, sendo que a posterior lançou outros como “ Angola-74”, “ Raízes, em 1975”,  “Kandandu”, “ Sentimentos” e o “ Bairro-2008”.

 

Bonga, no desporto, já foi campeão angolano de atletismo nos 100m, 200m e 400m. Foi ainda sete vezes campeão português de atletismo, ao serviço do Benfica de Portugal.  João Paulo N'Ganga publicou em 2009, o livro “As Memórias de Holden Roberto - Iº
Volume(1923-1974).


Fonte: Angop

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo