Hochi Fu: «Muitos dizem que o Cabo Snoop está em baixo neste momento, mas não...»

Hochi Fu: «Muitos dizem que o Cabo Snoop está em baixo neste momento, mas não...»

 

O responsável pela produtora Power House, Huchi Fu, esteve em entrevista no canal 2 da tpa onde relembrou aspectos curiosos praticamente desconhecidos do público sobre o inicío da sua carreira, e falou ainda do começo da carreira de um dos membros mais "brilhantes" da produtora.

 

Hochi Fu é conhecido maioritariamente pela promoção, gravação de vídeos e agenciamento de muitos artistas no mercado nacional, mas fora desse âmbito o produtor também tem o seu lado artistístico, que começou a cultivar há muitos anos atrás.

 

"Antes de sair do país eu já tinha um grupo de dança com alguns amigos. Começámos a cantar com treze anos de idade, fazendo música tecno. Depois disso veio o hip hop. Nessa altura tive de sair de Angola, aperfeiçoei mais os meus dotes de música e apaixonei-me pelo kuduro no tempo em que o Camilo Travassos e o Sebem faziam sucesso. Depois chegou o tempo em que o kuduro mudou da melhor forma, com mais conteúdo e poesia vinda do pessoal do Dj Kilamu, Puto Prata e Noite e dia. Foi nessa época que comecei a prestar ainda mais atenção ao estilo.

 

Eu já tinha lançado um CD de kuduro só que era de um ritmo diferente, mais focado para a Europa e que até agora ainda toca lá".

 

Como surgiu o nome de "Mascarado"

 

"Quando lancei o meu disco eu não me identificava como kudurista, não por vergonha mas sim porque eu já tinha uma opção musical que era o rap. Sempre fiz rap, mas decidi fazer um projecto diferente. Meti uma máscara para as pessoas não verem a minha cara e chamaei aquele projecto "Mascarado". Com a máscara era o mascarado kudurista e sem ela era o Hochi Fu, o rapper", contou.

 

"Esse nome surgiu na Europa quando fui convidado para actuar por uns cabo-verdeanos que queriam fazer kuduro. Como sou Angolano convidaram-me para entrar, então usei a máscara para disfarçar", concluiu.

 

Hochi Fu tem sido um grande impulsionador no mercado, lançando vários jovens em diferentes estilos. O músico revelou que além de fazer o trabalho que o tornou conhecido, também intervém na composição dos seus artistas na produtora, tendo escrito 90% do álbum dos Power Boys. Além disso, Hochi Fu fez as capas dos álbuns dos Lambas, do Puto Prata, Dj Znobia entre outros.

 

"Apanhei-o numa fase em que ele nem sequer cantava"

 

Na vertente promoção de novos artistas, Hochi Fu tem no currículo o lançamento de vários talentos, actualmente o mais popular é o músico Cabo Snoop, que atingiu grandes patamares a nivel internacional. Sobre esse ponto, o CEO adiantou alguns dos próximos passos do seu artista.

 

"O Cabo é uma pessoa muito simples. Eu apanhei-o numa fase em que ele nem sequer cantava. Conheci-o num video do Big Nelo quando ele apareceu para dançar. Naquele momento achei que ele não sabia dançar e mandei-o embora. Por ironia do destino, quando nos mudámos para o estúdio novo e o estávamos ainda a pintar, um rapaz que era nosso amigo em comum chamou-o para nos ajudar. Ele aceitou e eu convidei-o para ficar a trabalhar na equipa técnica da Power House. Começou a cantar por acidente, num dia em que estava a chover e teve de dormir no estúdio com o falecido IVM. Naquela noite fizeram a música "Windeck", tudo na brincadeira e foi um sucesso".

 

Explicou ainda que: "Muitos dizem que ele está em baixo neste momento, mas não, ele está muito em cima. Um artista cresce de várias maneiras, não apenas com os lançamentos. Nós ainda estamos a ganhar muito com o álbum passado, temos 19 prémios internacionais e vários contratos, mas estamos a trabalhar muito para o próximo álbum. O novo trabalho será nacional com uma grande abertura internacional, com participações do Shagui, Fat Joe, Eve, Omarion, Nagrelha e Prodigio e vários Djs de peso em África. Mas, antes de tirar o álbum, vou lançar o DVD do Cabo para mostrar às pessoas que não estamos presentes aqui, mas estamos a trabalhar fora do país e a ter muito sucesso e é por isso que não temos muito tempo para estar aqui."

 

Fonte: Sapo Banda

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo