Grupo Kilandukilu realiza espectáculo para celebrar 30 anos de carreira

Grupo Kilandukilu realiza espectáculo para celebrar 30 anos de carreira

O grupo de dança tradicional Kilandukilu promove no dia 21 deste mês um espectáculo e exposição com a exibição de dança tradicional, música e contos da tradição oral das mais variadas regiões do país, em comemoração ao 30ª aniversário da agremiação.

Segundo uma nota do conjunto a que a Angop teve acesso hoje, segunda-feira, avança que será organizado, para efeito, reportórios que reflictam a riqueza e a diversidade do património artístico nacional, tanto na sua forma tradicional ou folclórica, bem como no seu desenvolvimento contemporâneo.

A palavra Kilandukilu significa divertimento na língua nacional kimbundo e nasceu como um pequeno grupo de jovens amantes da arte, em especial a dança e a música folclórica, no dia 15 de Março de 1984.

O colectivo tem como objectivos a pesquisa, recolha e estudos das manifestações culturais do povo angolano, dança folclórica de Angola, rituais, fúnebres e guerreiras, bem como recreativas e de salão, sem esquecer a contemporânea africana e a música folclórica.

Conta no seu repertório com vários prémios e homenagem, com destaque para o 1º lugar no festival provincial para trabalhadores em 1984, Luanda, 2º lugar no festival para trabalhadores em 1985, prémio revelação, agraciado pela UNAC-SA em 1996, prémio identidade em 1998, melhor ballet tradicional de dança africana na VII Gala Rádio Clube de Leiria/Portugal, em 1999, homenagem na gala dos 10 anos de paz realizada pela Embaixada de Angola em Portugal, em prol da divulgação da cultura angolana no exterior, entre outros.

Fonte: Angop

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo