Entrevista com músico e compositor gospel «Isaac Cadete»

O Jet7 Angola entrevistou o músico e compositor gospel Isaac Cadete, que falou-nos sobre o seu percurso musical, sua fé em Deus e partilhou connosco alguns pormenores da sua vida pessoal.

 

Entrevista com músico e compositor gospel «Isaac Cadete»

 

Para o seu novo trabalho, promete um projecto mais revelador e garante estar mais maduro espiritualmente e musicalmente.

 

Jet7 Angola: Quem é o Isaac Cadete?

 

Isaac Cadete: Jovem cantor, compositor, produtor musical, estudante de música, dirigente coral e agora escritor, tudo isso ligado ao cristianismo, que ama o que faz e procura cada vez mais aperfeiçoar-se no que faz.

 

Jet7 Angola: Fale-nos um pouco do seu percurso artístico e sobre quem são as suas referências musicais?

 

Isaac Cadete: É um percurso longo (rsrs), mas serei breve. Eu canto desde os 12 anos, pois foi aos 12 que fiz a primeira composição musical de música rap para o meu grupo de colegas, inspirado no grupo SSP na altura. Mas aos poucos foi ganhando mais gosto pelo solfejar e pela música gospel, e quando me converti verdadeiramente, aos 22 anos comecei a cantar profissionalmente. Mais maduro vocal e musicalmente, já tocando piano e hoje tocando guitarra também, estou a ponto de lançar o meu primeiro single ou álbum gospel.

 

 

Jet7 Angola: Acha importante os artistas promoverem músicas que contenham uma mensagem positiva sobretudo para uma sociedade como a nossa, que tem graves problemas ao nível cultural e de educação?

 

Isaac Cadete: A Palavra de Deus diz: "Não vos canseis de fazer o bem (Gálatas 6:9)", e outras referências bíblicas. Neste conceito, é importante sim promover sempre a mensagem positiva, para que possamos transformar a sociedade em geral.

 

Jet7 Angola: Como define a sua música ?

 

Isaac Cadete: Ritmo e melodia, completadas pelo tempo e harmonia, que elevam o corpo e o espírito para o bem ou para o mal.

 

Jet7 Angola: A falta de educação musical existente no nosso país afecta somente o público no geral ou também os próprios artistas ?

 

Isaac Cadete: Afecta a todos, público e artistas, e os que fazem realmente música e têm educação musical, sentem-se de alguma maneira tristes, insultados e desprezados pela ignorância de muitos, mas também sentem-se preciosos, pois sabem tanto que os outros não sabem e estão dispostos a ensinar mais sobre a música.

 

Jet7 Angola: É do conhecimento geral que a música cristã não é muito divulgada e apesar de muita gente dizer que é crente, o certo é que algumas vezes preferem comprar discos com músicas que abordam outros temas. Como tem sido recebida a sua música?

 

Isaac Cadete: Antes deixa-me dizer, que a música cristã “angolana” não é tão recebida, porque no geral há pouco trabalho musical por parte de muitos, embora há grandes referências da musica gospel mas pouco investimento na mesma. E a minha música não tem grande espaço porque é preciso oportunidade, e oportunidade quando não é concedida, devemos conquistar espaço, e, “muitas vezes” conquistar espaço toma tempo, por mais boa que seja a música. Mas está a melhorar e tem sido bem recebida

 

Jet7 Angola: A rejeição acontece ao nosso redor o tempo todo, é algo com o qual teremos de lidar em qualquer momento da nossa vida. E no mundo artístico mais ainda, por ser muito exigente e competitivo. Já se sentiu de tal forma rejeitado ao ponto de querer abandonar a música?

 

Isaac Cadete: Já, mas somente no princípio quando estava a criar estúdio e tal. Mas quando realmente fui ganhando amor pela música e conhecer o seu mundo, garanto, não há como me fazerem abandonar a música. Até porque não faço somente música fora da igreja, faço muito mais dentro da igreja que frequento, e deixa-me dizer, fazer música é bom demais.

 

Jet7 Angola: Quem são os produtores musicais com os quais tem colaborado?

 

Isaac Cadete: Nenhum. Mas trabalho com vários instrumentistas.

 

Jet7 Angola: O que podemos esperar deste novo projecto?

 

Isaac Cadete: Um cantor mais maduro, espiritualmente e musicalmente. Um projecto revelador.

 

Jet7 Angola: A questão do plágio em Angola é muitas vezes banalizada pelo público, e fundamentalmente por alguns artistas. Em sua opinião, a falta de respeito pela arte criativa e a violação sistemática do Direito Autoral, deve-se à que factores?

 

Isaac Cadete: Primeiro preguiça. Preguiça em criar limita o desenvolvimento, alguns querem fazer o mesmo sem adicionar o seu gosto. Mal não é fazer o mesmo, mal é não ter a tua identidade, mas ser o outro da pior forma. Segundo, a violação deve-se a falta de dignidade. Muitos não querem mesmo se achar dignos de boa fama, somente querem ganhar algum troco roubando algo do próximo.

 

Jet7 Angola: O Isaac tem a intenção de internacionalizar a sua música?

 

Isaac Cadete: Claro. Tenho músicas que gostaria de ver noutras versões e ver outros cantarem e sentirem-se tocados por elas.

 

Jet7 Angola: Quer deixar algum conselho para todos aqueles que sonham em ser músicos?

 

Isaac Cadete: Façam música, e quando realmente conhecerem a música, apaixonar-se-ão pela mesma e a partir de ai não vos será preciso dizer: Não desistam.

 

Jet7 Angola: Que pessoas nunca deixaria para trás?

 

Isaac Cadete: Aquelas que Deus entregou para mim e deu-me à elas.

 

Jet7 Angola: Para terminar, o que vai no seu coração?

 

Isaac Cadete: Agradar ao Senhor Jeová, seguir a Cristo e ama-lo verdadeiramente, pois nisto estarei com Ele.

 

O Jet7 Angola agradece a disponibilidade e o carinho, retribuindo com votos de felicidades e muito sucesso na sua vida artística e pessoal.

 

Perfil:

 

Nome Completo: Manuel do Rosário Isaac Cadete

Data de Nascimento: 31/03/1989

Natural de : Maianga

Passatempos: Fazer música (cantar, compor, dirigir os coros); teatro.

Filhos: Nenhum

Estado civil: Solteiro

Filmes Favoritos : Armagedon (de Bruce Williams), Os 10 Mandamentos, A Bíblia

Músicos Favoritos : Kirk Franklin, Marvin Sapp, Deitrick Haddon, Donnie Mc, Dorinda Clark-Clole, Smokie Norful, Benjamim Dube, Soweto Gospel Choir, Beliano AD.

Livros Favoritos : Bíblia Sagrada; A Vida Abundante

Eu sou viciado em : Música.

 

Ouça a música de Isaac Cadete clicando aqui

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo