Eddy Tussa, Heavy C, Puto Português e outros músicos actuam no Cuito

 

Músicos de referência do semba e sungura animam um espectáculo no sábado, a partir das 20h00, na cidade do Cuito, com animação de Bangão, Eddy Tussa, Justino Handanga e Bessa Teixeira.

 

O espectáculo, que tem o suporte instrumental da banda Nova Geração, conta ainda com a participação de Sabino Henda, Heavy C, Puto Português, Puto Lilas, W King e artistas locais.
 

O espectáculo é promovido pelo Movimento Nacional Espontâneo e a produção é da Dade Eventos Culturais e conta com o apoio do Governo Provincial do Bié e da Administração Municipal do Cuito.
 

A banda Nova Geração, além de garantir o suporte instrumental do espectáculo, vai igualmente interpretar alguns temas do seu repertório e do cancioneiro angolano.
 

O espectáculo está enquadrado nas comemorações do 38º aniversário da Independência Nacional, assinalado no dia 11 de Novembro. Além do espectáculo, está agendada uma jornada sócio-comunitária, recreativa, desportiva e cultural.
 

Sabino Henda disse ontem que o espectáculo na sua terra natal é bem-vindo, por permitir divulgar melhor os hábitos culturais locais e permitir uma maior reflexão sobre o que se faz em torno dos estilos musicais angolanos. O cantor, por conhecer bem o público da sua província, disse estar a preparar um repertório basicamente de canções tradicionais e uma rapsódia de vários sucessos. “Vou estar diante do povo da minha terra. Por este motivo, acredito que a festa vai corresponder às expectativas.”
 

Autor do sucesso “Embrião”, o músico espera que estes projectos culturais cheguem até às aldeias para terem uma maior abrangência.
 

O seu sucesso na carreira artística, disse, deve-se à muita entrega, dedicação, trabalho e muita investigação, acima de tudo sobre os estilos tradicionais do Bié.
 

Justino Handanga disse que vai interpretar um tema novo no estilo house, cantado na língua umbundo, intitulado “Okambia”, que encoraja a juventude a deixar o álcool e outros males que prejudicam a saúde.
 

O cantor referiu que pretende cantar temas como “Ndumbalundo”,  “Dondi”, “Tchatchum”, “Carlito”, “Olonamba”  e “Tenho saudades”. Bessa Teixeira referiu que o Movimento Nacional Espontâneo tem ajudado a promover os músicos, permitindo dar oportunidade aos angolanos de conhecerem melhor os seus artistas.
 

O músico defende que se deve levar também os espectáculos às comunas e aldeias e não ficarem apenas nas sedes provinciais, como tem acontecido. “Os espectáculos precisam de chegar aos locais mais remotos do país, de maneira a permitir uma maior união nacional.”
 

Bessa Teixeira nasceu no Huambo, a 12 de Dezembro de 1964. Promete interpretar sucessos que o notabilizaram no mundo da música, como os temas “Okassipi Ove a Mãy”  e “Ndilissunlulã” , com os quais ocupou a segunda posição do Top dos Mais Queridos 2003.

 

Fonte: Jornal de Angola

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo