Documentário «I Love Kuduro» estreia finalmente em Angola

Documentário «I Love Kuduro» estreia finalmente em Angola

 

Luanda - O documentário I Love Kuduro, que ilustra o movimento cultural urbano de Angola, vai ser exibido em estreia nas províncias de Luanda, Benguela, Bié, Namibe e Huambo no dia um de Maio deste ano.

 

Uma nota de imprensa da produtora Da Banda, chegada à Angop, indica que o documentário transforma num verdadeiro fenómeno em Angola, o estilo musical Kuduro.

 

“O documentário mostra como as estrelas mais idolatradas usam a dança, a música e a moda como meio de expressão da cultura angolana,  introduzindo-a nos palcos internacionais”, indica.

 

Em Luanda, o filme roda no Cine Atlântico, em Benguela, no Cine Kalunga, no Bié, no Cine Sporting, no Namibe, no Cine Namibe e no Huambo, no Auditório da Rádio Huambo.

 

A anteceder a estreia nacional do documentário, informa-se na nota que no  dia 30 deste mês,  Benguela será palco do primeiro evento do Festival  Internacional I Love Kuduro “  Kuduro Session Benguela”, fora de Luanda.

 

Os DJs  Ketchup, Silyvi, Jesus e Satélite, Manda Chuva e Fogo de Deus, Pai Latifa, Rei Loy, Bebo Clone, Lima do Swag, Cabo Snoop, entre outros nomes do Kuduro farão parte deste certame.

 

“Inspirar os outros o quanto nos inspiram a nós, pela música e pela dança, de Angola para o mundo, é o objectivo deste projecto que visa a expansão da cultura nacional para o estrangeiro”, ressalta a nota.

 

O prémio de melhor fotografia no festival de cinema de países de língua portuguesa, Cineport no Brasil), e as participações para o Guadalajara Film Festival no México e Hot Docs do Canadá , vieram confirmar o mérito da obra I Love Kuduro, que levou o ritmo do povo de Angola aos palcos de Berlim, Estocolmo, Nova York, Paris e Amesterdão.

 

O I Love Kuduro teve a sua estreia mundial no maior evento cinematográfico da América Latina–Festival do Rio 2013 -  e no mesmo ano foi apresentado em Portugal no Doc Lisboa .

 

Bruno de Castro, SeBem,  Na Grelha, Tony Amado,  Cabo Snoop, Francis Boy, Titica, , Presidente Gasolina,  Príncipe Ouro Negro e os designers de marca Projecto Mental entre muitos outros, relatam na primeira pessoa a experiência de integração no movimento artístico nascido em Angola e que agora emigra para o estrangeiro, o Kuduro.

 

O “I Love Kuduro” documenta as manifestações artísticas do género, em todas as suas especificidades - a dança, as cores, os movimentos exuberantes, as batidas e os criadores, os “kuduristas”.

 

A expansão do Kuduro para o estrangeiro em muito contribuiu para a internacionalização da cultura e para o reconhecimento dos artistas. 

 

O filme produzido pela Da Banda, foi idealizado por Coréon Dú,realizado por Mário Patrocínio, fotografia de Pedro Patrocínio.

 

A Da Banda é uma empresa do Grupo Semba Comunicação inspirada pela cultura Pop angolana, que se dedica a desenvolver talentos e conteúdos de excelência  e o seu lançamento a nível nacional e internacional.

 

Ela ficou conhecida quando fundou o Festival Internacional   I Love Kuduro  em 2011, viajando pelo mundo, aproximando a música, dança e cultura Kuduro aos seus fãs, através de eventos como os espetáculos I Love Kuduro,  a festa Kuduro Sessions e o projecto de intercâmbio  Os Kuduristas.

 

Fonte: Angop

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo