Dj Djeff "Tudo o que se faz na vida deve ser de forma genuína"

Conhecido pela energia contagiante dos seus sets, Djeff Afrozila mistura com mestria as suas heranças africanas com um espectro variado de estilos de música que o influenciam. Reside em Luanda desde há uns anos e tem levado o seu house reforçado pelos ritmos angolanos a festivais e clubes de todo o mundo. Só na agenda mais próxima, estão para vir actuações em Portugal, México e França.

O Dj e Produtor da Kazukuta Records aceitou o convite do Kaymu Angola para uma entrevista exclusiva. Aproveitem para conhecer um pouco mais do fenómeno Afrozila!

1. Sabemos que tens uma autêntica legião de fãs em Angola, mas na eventualidade de algum dos nossos leitores não saber ainda quem tu és, como te apresentarias e o que podem estes leitores esperar de uma festa com dj set Djeff Afrozila?

Dj Djeff: Sou um jovem sonhador com um amor gigante pela música, amo o meu trabalho e não me vejo a fazer nada mais do que fazer as pessoas dançar ao som de House Music. O que podem esperar é uma experiência única e diferente na pista de dança durante o set com boa música.

2. Já és um nome reconhecido no meio internacional do house music. O próprio nome Djeff Afrozila é bastante sonoro. Há alguma história por detrás dele?

Dj Djeff: Sim. Este nome surgiu no momento em que me dediquei mais a esta sonoridade denominada de Afro House. Coloquei na cabeça que gostava de me tornar um nome sonante nesta área e então apenas fiz a junção de “Afro”, música afro, com o “Godzila” por ser enorme e poderoso e nasceu assim o Afrozila.

3. Apesar da tua ascendência angolana, nasceste em Lisboa e foi lá que começaste o teu percurso de Dj. Em 2008, decides mudar-te para Luanda, onde vives desde então. O que motivou esta mudança e porque ficaste?

Dj Djeff: O que me motivou a fazer esta mudança foram várias razões. Tinha terminado o meu curso de Artes Gráficas e Design e estava decidido a enfrentar novas experiências como ir viver para um país com uma realidade completamente diferente da minha até ao momento. Queria começar a produzir, a fazer os meus temas originais e como já vinha com a ideia de fazer house music com sonoridades acústicas estando no pais seria mais fácil ter acesso aos músicos para trabalhar. Na mesma altura o meu tio ia abrir uma discoteca então tudo isto junto pareceu-me um bom desafio de vida.

4. As colaborações com outros dj’s nacionais e internacionais têm pautado a tua carreira. Que colaborações de sonho estão ainda por concretizar e porquê?

Dj Djeff: Sim, sem dúvida, algumas das colaborações que ainda tenho em mente que quero realizar são estar em estúdio com Erick Morillo, Louie Vega, Osunlade, Black Coffee, Joe Claussel, Guy Gerber, entre outros. Isto falando de DJs apenas.

5. Que referências procuras ou sentes que te influenciam fora do afro-house?

Dj Djeff: As referências que procuro é tudo o que me rodeia, os sons que ouvimos na rua e que nos fazem dançar ou cantarolar. Depois tento ouvir um pouco de tudo que me faz sentir bem musicalmente. Não importa o estilo mas sim musica que me transmita algo quando a ouço. Gosto muito de ouvir world music, Soul, r&b, Kizomba e outras sonoridades mais alternativas.

6. Desde o videoclipe de Soldier Ascension ao teu recente prémio de melhor Dj 2014 no Moda Luanda 2015, o mundo da moda parece atrair-te de alguma forma. Qual é o papel da moda na tua vida?

Dj Djeff: Sempre fui amante da moda. Adoro roupa, calçado e coisas diferentes. Adoro inovação e as chamadas “coisas à frente” peças diferentes que vão dar aquele toque único ao estilo e à forma como as pessoas se vestem. A moda está em todo lado e é algo que se vai recriando ao longo dos anos tal e qual como a música porque é arte. Então acaba por me influenciar de uma maneira ou de outra.

7. Num dos teus espaços de promoção, deparamo-nos com um lema de defesa da genuinidade em detrimento da originalidade. Podemos interpretá-lo como um assumir de posição em relação aos direitos de autor?

Dj Djeff: Esta frase foi me proferida pela primeira vez pelo meu amigo Nástio Mosquito e faz parte da minha vida desde então. Aquilo que entendi da mesma é que tudo o que se faz na vida deve ser de forma genuína e não original. Isto porque pode ser original para quem nunca viu, ouviu, leu ou sentiu. Mas para quem já passou por estes estados não será “novidade, não será nada de novo” enquanto se for de forma genuína será sempre e para sempre único porque está realmente a vir do seu verdadeiro ser. Eu enquanto DJ tento assim dar as pessoas uma experiência única e genuína quando me vão ouvir tocar para que nunca se esqueçam daquele momento e o guardem com carinho para sempre.

8. O Djing é uma actividade que apela aos sonhos de muitos jovens. Qual é para ti o equipamento essencial para se dar os primeiros passos?

Dj Djeff: Eu sou apologista que todos os DJs deviam aprender a tocar com vinil que foi assim que aprendi. Dois gira discos Technics 1200 SL, 1 mesa de mistura Pionner DJM-900 acho que é o material ideal para aprender realmente a misturar e a aprender a verdadeira técnica de Djing.

9. E, finalmente, que conselhos te deram ou gostarias de ter recebido no começo a tua carreira e queiras deixar aos que pretendam perseguir o sonho de ser Dj?

Dj Djeff: O que quero partilhar com todos aqueles que querem se tornar DJs é que se preparem psicologicamente que não será fácil de todo. Hoje em dia ser só DJ já não é suficiente, aprendam também a produzir e a fazer os vossos temas originais para assim criarem uma identidade e darem as pessoas um pouco de vocês através da música. O mundo da noite tem muita coisa que não interessa como todos nós sabemos, por isso o meu apelo é que venham apenas pelo amor à boa música e à vontade de se divertirem. Tudo o que fizerem façam de forma genuína pois só assim vão conseguir fazer diferente e de forma única para assim fazer a diferença, porque DJs e produtores já há muitos no mundo inteiro. Pés bem assentes na terra, muito trabalho e claro nunca deixem de acreditar que é possível, com muita calma sem pressa porque se realmente amam esta arte nada vos pode parar.

Fonte: Kyamu

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo