Dificuldade em emagrecer ou perder peso? Conheça as causas

Todos sabemos que emagrecer não é uma tarefa fácil, principalmente nos dias que correm, onde as pessoas vivem uma vida agitada, se alimentando mal e levando uma vida cada vez mais sedentária.

Algumas pessoas seguem dietas rigorosas, têm bons hábitos alimentares e até praticam exercícios físicos, mas mesmo assim não conseguem emagrecer ou têm dificuldade em perder peso.

Muita gente desconhece, mas a dificuldade em emagrecer também está relacionada com outros factores, nomeadamente a problemas da tiróide, problemas hormonais, intolerância alimentar ou uso de determinados medicamentos.

1º Causa: Problemas da tiróide

A tiróide é uma glândula que regula o funcionamento dos nossos órgãos e está localizada na região frontal do pescoço, a chamada “maça de Adão.

Quando esta glândula produz hormonas abaixo do nível ideal, é sinal de que a pessoa sofre de hipotiroidismo. Estudos comprovam que pessoas com hipotiroidismo têm mais dificuldades em emagrecer ou perder peso, visto que o metabolismo torna-se mais lento.

Principais sintomas: Aumento de peso, pálpebras descaídas, olhos salientes, intestino lento ou preso, queda de cabelo, unhas fracas, pele seca, intolerância ao frio, voz rouca, etc.

Diagnóstico: Para saber se sofre de hipotiroidismo deve fazes exames laboratoriais de sangue, para determinar os níveis de produção de hormonas por parte da tiróide.

2ª Causa: Problemas hormonais

A Síndrome dos ovários policísticos é um problema que afecta essencialmente as mulheres e pode contribuir para o aumento do peso, principalmente na região da cintura.

Principais sintomas: Menstruação irregular, aumento dos pelos no rosto e corpo, acne e em casos extremos problemas de infertilidade.

Diagnóstico: Poderá saber se sofre deste distúrbio fazendo exames laboratoriais ao nível das hormonas, como a testosterona, progesterona, estrogénio, hemoglobina, ácido úrico e taxa de insulina e glicose.

3ª Causa: Intolerância alimentar

De acordo com especialistas, a intolerância a determinados alimentos afecta mais de uma em cada dez pessoas. Este problema prejudica o bom funcionamento dos intestinos e deixa o metabolismo mais lento, o que dificulta o processo de emagrecimento.

Principais sintomas: Inchaço, reacção alérgica, diarreia, cólicas, retenção de líquidos, dores de cabeça, dificuldades respiratórias, fadiga, depressão, enjoos, dores musculares ou nas articulações.

Diagnóstico: Deve fazer um exame de sangue, chamado teste de intolerância alimentar.

4ª Causa: Uso de medicamentos

O aumento do peso ou dificuldade em emagrecer pode ser o resultado dos efeitos colaterais de alguns medicamentos, como o caso dos antidepressivos e pílulas anticoncepcionais.

Nestes casos, é recomendável falar com o seu médico, no sentido de avaliar a possibilidade de alterar a medicação.

Fonte: Portal Minha Vida / Advancecare / Clínica Beatriz Godinho

(Foto: Reprodução)

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo