Dieta Detox ou Desintoxicante: Saiba como funciona

Dieta Detox ou Desintoxicante: Saiba como funciona

Dieta Detox ou Desintoxicante

Todo mundo fala na dieta Detox. Mas o que é? Como funciona? Elimina realmente as toxinas e ajuda a emagrecer? Alguns especialistas respondem a essas questões.

A dieta detox tem o objectivo de eliminar toxinas do organismo por meio da urina e das fezes. A ideia é seguir um cardápio adequado e uma suplementação alimentar.

Mas por onde começar? O primeiro passo é corrigir a Hiperpermeabilidade intestinal. Para isso, deve ser incluída na alimentação sementes de abóbora, melão e melancia (que podem ser misturadas em sumos). São boas fontes de cálcio e magnésio.

Alguns nutricionistas receitam a glutamina, um aminoácido que ajuda a recuperar a integridade da mucosa do intestino. Também devem ser incluídos na dieta os probióticos (como o iogurte), que devolvem ao intestino as bactérias benéficas. Mais uma dica: usar temperos como orégão e alecrim, que são antifúngicos e antiparasitários. Não deixar de incluir os alimentos ricos em fibras, que ajudam a regular o funcionamento intestinal.

E depois, qual é a próxima etapa? É reduzir os xenobióticos, substâncias estranhas capazes de produzir efeitos nocivos ao organismo. Ou seja, é hora de proteger o fígado.

Dieta Detox ou Desintoxicante: Saiba como funciona

Vantagens da Dieta Detox

Com a predominância de alimentos diuréticos, a dieta mantém o corpo hidratado e favorece a eliminação de líquidos, o que pode promover uma redução do peso corporal.

Além disso, as preparações são ricas em frutas, legumes e verduras, fontes em vitaminas e minerais que possuem acção antioxidante, evitando o envelhecimento precoce e, fibras que promovem a sensação de saciedade.

Desvantagens da Dieta Detox

A densidade calórica da dieta é extremamente baixa, ficando muito abaixo da necessidade energéticas de um individuo adulto, com isso durante este período é possível que ocorram episódios de mal-estar, fraqueza, tonturas, dores de cabeça, indisposição ou até mesmo desmaio devido à reduzida quantidade consumida de hidratos de carbono, principal fonte de energia do corpo. A prática de actividade física durante o período da dieta não é recomendada.

A restrição de gorduras pode comprometer a absorção de vitaminas lipossolúveis. A restrição de proteínas pode prejudicar a formação de hormonas e reparação de tecidos, assim como influenciar nos níveis de ferro, favorecendo ao desenvolvimento de anemia.

A perda de peso prometida pela dieta é causada pela eliminação de líquidos do corpo.

Outra desvantagem da dieta é a ausência do estímulo para a mastigação, com isso a sensação de saciedade não é estimulada.

O que não comer durante a dieta detox

Queijo, natas, leite, iogurte, manteiga, gelados, trigo, massas e pães, adoçantes, açúcar refinado, branco e mascavo, xarope de milho rico em frutose, glúten, trigo, cevada, centeio, cuscuz, farelo, farinha, soja, tofu, leite de soja, iogurte de soja, molho de soja, bebidas que contenham cafeína, refrigerantes, álcool, carnes, salsichas, linguiças, frios, mariscos, condimentos e conservantes, ketchup, maionese, molhos para salada prontos, sal refinado, fritos, salgadinhos e doces.

O que comer durante a dieta detox

Frutas frescas ou congeladas, frutas secas sem açúcar, como damasco, figo e passas, legumes e verduras, folhas verde-escuras, como couve, espinafre e agrião, arroz, especialmente o integral, macarrão de arroz, biscoito de arroz, quinoa, amaranto, arroz selvagem, aveia, pão de aveia, ervilha e lentilha, feijão, amêndoas, castanha de caju, nozes, sementes de girassol, de abóbora ou de gergelim, azeite de oliva extra virgem, óleo de linhaça, de amêndoa, de abacate, de coco, óleo de girassol em pequenas quantidades (por causa do ômega-6 que, em altas doses, é oxidante), leite de arroz, de amêndoa, água de coco, chá verde, água com limão, stevia, mel, vinagre de maçã, ervas frescas e secas, gengibre, cacau em pó, mostarda (erva), sal marinho.

Lembramos que toda dieta deve ser realizada com o acompanhamento de um nutricionista. Além de eliminar as toxinas do organismo, a dieta detox também poderá ajudar na perda de peso.

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo