Dicas para acelerar o metabolismo e perder peso

Dificuldade em perder peso: A solução é acelerar o seu metabolismo

Muitas pessoas têm dificuldade em perder peso mesmo seguindo uma dieta alimentar restrita e pobre em calorias. Na maioria dos casos, este problema deve-se ao facto da pessoa ter um metabolismo lento, o que faz com que perca pouco ou nenhum peso.

A verdade é que este problema pode ser resolvido se acelerarmos o metabolismo. O metabolismo acelerado transforma facilmente as calorias em energia, para que seja rapidamente consumida pelas diversas funções do nosso organismo, e assim, perdermos mais peso, queimando mais calorias.

Conheça as dicas da nutricionista brasileira Fernanda de Oliveira para acelerar o  metabolismo e perder mais peso:

Praticar exercícios (acelera o metabolismo)

Praticar exercícios físicos, principalmente musculação, faz com que ganhemos mais músculos, e quanto mais massa muscular ganharmos, mais energia gastamos para manter a musculatura. Porém, sem uma alimentação equilibrada entre o consumo e o gasto energético, a musculação não fará diferença na perda de peso.

Não pular refeições (acelera o metabolismo)

Quando pulamos refeições, o nosso metabolismo começa a armazenar mais energia, pois o organismo não sabe quando  iremos fazer a próxima refeição. Mas quando adquirimos o hábito de fazer várias refeições durante o dia, em horário próximos, o nosso metabolismo começa a queimar mais calorias.

Nunca pule o pequeno-almoço (café da manhã), pois essa é a refeição mais importante do dia. É pela manhã que o nosso metabolismo está mais acelerado e precisa de mais energia, portanto, se não nos alimentarmos de manhã, o metabolismo irá diminuir o consumo de energia durante todo o dia.

Dormir mais (acelera o metabolismo)

Quando não dormimos o suficiente, para podermos realmente descansar, o metabolismo fica mais lento e economiza energia. Já se dormimos todos os dias, uma média de 8 horas, o nosso metabolismo sabe que pode gastar energia, pois iremos recupera- la durante o sono.

Beber muita água (acelera o metabolismo)

O nosso organismo precisa de água para quase todas as funções básicas, portanto, com pouca água o metabolismo demora mais tempo a gastar as calorias.

Produção hormonal regular (acelera o metabolismo)

Em alguns casos, a dificuldade na perda de peso pode ser consequência da diminuição da produção de hormonas pela glândula tiróide, o chamado hipotireoidismo. Para saber se a sua produção hormonal é regular ou irregular consulte um endocrinologista.

Consumir alimentos correctos (acelera o metabolismo)

Dificuldade em perder peso: A solução é acelerar o seu metabolismo

Inclua na sua dieta alimentos que ajudam no funcionamento da glândula tiróide, ou seja, alimentos que contenham potássio, cálcio e mágnésio:

Fontes de Potássio: Damasco, Banana, Cenoura, Salsa, Ervilhas, Salmão, Sardinha, Espinafre, Cereais integrais;

Fontes de Cálcio: Brócolos, Couve-flor, Couve manteiga, Semente de gergelim, Lentilha, Semente de girassol;

Fontes de Magnésio: Alfafa, Amêndoas, Maçãs, Pêssegos, Abacate, Castanha, Arroz integral, Figo, Peixe, Salsa e Uvas;

Consuma fibras: As fibras aumentam o tempo de digestão, o que ajuda a diminuir os picos de hiperglicemia, açúcar e excesso no sangue, que aumentam a fome e a vontade de comer doces.

De preferência a frutas cítricas, pois elas são diuréticas e diminuem a retenção de líquidos.

Consuma alimentos termogénicos

Eles aumentam a temperatura interna corporal e consequentemente acelera nosso metabolismo. Alguns alimentos termogénicos são:

Ômega-3: Por ser anti-inflamatório o ômega-3 aumenta o nosso metabolismo basal, queimando mais calorias;

Chá-Verde: Além de termogénico o chá-verde diminui a absorção de açúcar no sangue;

Pimenta Vermelha: Acelera o metabolismo em 20% porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar gorduras das artérias.

Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liquidificador com laranja, maçã ou qualquer outra fruta.

Se seguir estas dicas você conseguirá perder mais peso e queimar mais calorias. E lembre-se, mais do que perder peso, é preciso alterar o seu estilo de vida, para que continue a ter saúde.

Fonte:  ANutricionista.Com

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo