Conheça os mitos e verdades mais comuns do fitness

Conheça os mitos e verdades mais comuns sobre o fitness

Neste artigo iremos desvendar alguns mitos e verdades do fitness.

Sempre que se entra no mundo do fitness, existem imensas dicas para um treino melhor, dando origem a algumas dúvidas e, por vezes, erros.

Saiba quais são os mitos e verdades mais comuns do fitness:

1.      Musculação emagrece?

Verdade:Os exercícios de musculação ajudam, sim, na perda de peso, pois ajudam a ganhar massa muscular. O que permite um aumento da taxa de metabolismo basal, tendo como consequência um maior gasto calórico, auxiliando no emagrecimento.

2.      O alongamento deve ser feito sempre antes de começar a treinar?

Verdade:O alongamento é uma forma de preparar a musculatura para a contracção, evitando lesões e o rompimento de ligamentos.

3.      Na musculação, quanto maior a carga, melhores os resultados?

Mito:Atenção aos que querem ver resultados rápidos, não depende somente do aumento de carga, existem outras variáveis, como amplitude do movimento, velocidade de execução, boa alimentação e bom descanso.

4.      Exercícios abdominais fazem perder a barriga?

Mito:Ter um ‘‘tanquinho’’ não depende somente dos exercícios abdominais. O abdominal melhorará o tónus do abdómen, mas somente com a união entre exercícios de musculação, aeróbios, uma boa alimentação (com o acompanhamento de um nutricionista) e um descanso adequado resultarão na diminuição da circunferência abdominal.

5.      Começar a treinar na adolescência impede o crescimento?

Mito:Não existe comprovação científica sobre impedir o crescimento. A musculação deve ser feita, sempre com acompanhamento, como forma de estimular o desenvolvimento, a coordenação motora e o próprio crescimento do adolescente, salvo contra-indicação médica.

6.      Musculação só faz efeito quando a pessoa sente dor no dia seguinte?

Mito:Sentindo dor ou não, com a frequência dos treinos, a musculatura envolvida estará sendo estimulada, causando um efeito positivo.

7.      Fazer musculação é prejudicial quando a pessoa está acima do peso?

Mito:A musculação exige um grande gasto energético, para quem está acima do peso, começar com musculação é o ideal. O aumento da massa muscular acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico diário, e ao mesmo tempo, o músculo fortalecido protege as articulações, o que diminui o risco de lesões.

8.      As actividades aeróbicas só começam a gastar calorias depois de 30 minutos de treino?

Verdade:O organismo precisa cerca de 20 minutos dentro da zona alvo para começar a queimar calorias.

9.      Quanto maior a quantidade de suor mais calorias perdidas?

Mito:Muita gente pensa que, se não suar, não emagreceu, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Havendo uma elevação na temperatura corporal o suor é expelido para que se mantenha o equilíbrio na temperatura do corpo.

10.   Correr com muita roupa ajuda a emagrecer?

Mito:Algumas pessoas acham que usar roupa quente, pesada e suar bastante, faz com que percam peso mais rapidamente. Esta prática pode até prejudicar o desempenho, pois, pode causar a desidratação devido a transpiração excessiva causada pela quantidade de roupa utilizada.

11.   Subir escadas serve como uma actividade física, substituindo, por exemplo, uma caminhada?

Verdade:Sim, substituir o elevador pela escada sempre que chegar a casa já é suficiente para melhorar a condição física, movimento segue o princípio de uma aula de step.

12.   Praticar a mesma actividade por muito tempo faz com o que o corpo se acostume e não sinta mais os efeitos?

Verdade:Com o passar do tempo o nosso metabolismo vai caindo e precisa de novos estímulos para ter mais resultados. É preciso investir em mudanças para notar resultados efectivos.

13.   É preciso deixar o corpo descansar da musculação de um dia para o outro?

Verdade:Para a hipertrofia muscular ocorrer é essencial descansar a região no dia seguinte. O consumo de proteína e de carboidratos antes ou após o exercício melhora o desempenho, o aumento de energia e recuperação do tecido. Dormir bem, sem interrupções, é outro factor que contribui para o crescimento muscular.

14.  Para deixar os músculos da perna mais definidos, é permitido fazer caminhada/subir escadas com tornozeleira?

Mito:O uso de tornozeleiras para esses exercícios não é indicado, devido ao risco de lesão que pode causar na articulação do joelho. No entanto, as actividades com tornozeleiras complementam a musculação. É uma opção a mais de se trabalhar o mesmo músculo em ângulos e estímulos diferentes.

15.  Quem quer perder peso rápido precisa de fazer primeiramente exercícios aeróbios, para depois investir na musculação?

Verdade:O ideal é aliar exercícios aeróbios com reeducação alimentar. Devem predominar exercícios aeróbios principalmente pela necessidade de se perder peso na balança. Mas é preciso lembrar que emagrecer nem sempre significa perder peso na balança. Pessoas com leve sobrepeso podem ganhar músculos e perder gordura sem modificar muito a medida da balança, mesmo tendo reduzido dois ou mais furos do cinto da calça.

16.  Quem sempre foi sedentário não tem como conquistar as curvas depois dos 30?

Mito:O segredo é controlar a alimentação, as hormonas e fazer os exercícios físicos adequados. Mesmo sendo sedentário por muitos anos combinar o equilíbrio dos níveis hormonais, com caminhada, musculação e uma boa alimentação fará com que se tenha um corpo mais disposto e com aspecto estético melhorado em alguns meses.

17.  Correr na rua é mais eficaz do que correr na esteira?

Verdade:Na rua, a pessoa exercita de forma mais activa os grupos musculares das pernas para ir para frente, enquanto na esteira a corrida é simulada. No entanto, a diferença não é tão grande e o que interfere é a regularidade do exercício.

18.  Treinar em jejum é a mesma coisa que não treinar?

Verdade:Ao acordar, normalmente a pessoa está oito horas sem comer e com a taxa de glicose no sangue muito baixa. Sem reservas de carboidratos, o corpo queima massa muscular. Praticar exercícios sem estar bem alimentado faz com que a pessoa queime massa muscular sem perder gordura. Isso também pode causar desmaios. Antes dos exercícios, são indicados fontes de carboidratos leves, como pão ou fruta.

19.   Quem treina muito se parar de repente pode perder tudo rapidamente

Mito:Pelo contrário, o treino feito até então permite um aumento do metabolismo que perdura mais do que em uma pessoa sedentária. Se uma pessoa reduz os treinos progressivamente, a sensação de diminuição da firmeza muscular demora mais a acontecer.

20.   Quem treina precisa de ingerir suplementos alimentares?

Mito:Esses produtos são indicados apenas para pessoas que praticam modalidades competitivas. Quando consumidos em excesso ou indiscriminadamente, podem causar danos à saúde ou aumento de peso. Portanto, não devem ser usados como substitutos alimentares. Para quem pratica actividade física regular, basta uma dieta que contenha de 55% a 65% de carboidratos, 10% a 15% de proteínas e 20% a 25% de lipídios. Esse consumo já é suficiente para compensar os seus gastos energéticos.

Fonte: Portal Corpo a Corpo e Terra

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo