Cesária Évora homenageada nos EUA no dia 25 de Maio

Cesária Évora, ícone da música cabo-verdiana, é homenageada nos Estados Unidos, no dia 25 de Maio, Dia de África, no âmbito da feira Back to the Roots Travel Show “Regresso às Raízes”.

 

O tributo vai juntar músicos que acompanharam a Diva dos Pés Descalços em diferentes etapas, além de grandes intérpretes e compositores como Nancy Vieira, Teófilo Chantre, Maria de Barros, Fantcha e Djosinha.


O espectáculo vai ser aberto pelo conjunto Cruzamente e contar ainda com as actuações de Lutchinha, Djuta Barros, Cândida Rose e Ritinha Lobo, tendo como palco as instalações do Vénus de Milo, localizado em Grand Army Hwy, na cidade de Swansea, Massachusetts.


A iniciativa está a ser coordenada pela organização da Feira, pela Associação Cesária Évora e Djô da Silva, empresário e promotor que levou Cesária Évora aos palcos de todos os continentes e às principais capitais do mundo.


Cize, prémio Grammy em 2004, faleceu no Mindelo, a 17 de Dezembro de 2011, com 70 anos. “Não tenho forças, não tenho energia. Gostava que dissessem aos meus admiradores: sinto muito, mas agora preciso descansar.

 

Lamento infinitamente ter de me ausentar devido à doença, gostava de dar ainda mais prazer aos que me seguiram durante tanto tempo”, disse Évora ao jornal francês “Le Monde” no dia 23 de Outubro de 2011, depois de se afastar dos palcos.


O tributo a Cesária Évora vai ser o ponto alto da feira Back to the Roots Travel, evento que acontece entre 24 e 26 de Maio, nas instalações da Raynham Dog Track, em Massachusetts. O evento visa juntar, nos EUA, operadores turísticos com o objectivo de impulsionar pacotes de turismo que promovam o regresso às terras ancestrais, e facilitar o reencontro com a identidade, a história e a natureza.

 

Um dos objectivos da feira é desenvolver um programa turístico concebido principalmente para o mercado norte-americano e dirigido aos imigrantes cabo-verdianos e seus descendentes.

 

Fonte: Jornal de Angola

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo