Centro Cultural Kilamba abre temporada com homenagem a Zecax

Luanda - O Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda, abre neste domingo (10 de Fevereiro) a temporada anual do programa Muzongue da Tradição, com uma homenagem ao músico Zecax, como reconhecimento ao contributo a divulgação e preservação da música angolana.
 
Segundo o responsável do espaço, Estêvão Costa, que avançou a informação à Angop, a homenagem a Zecax, falecido em Dezembro de 2012, vítima de doença, servirá como reconhecimento ao contributo do artista, considerado como um dos expoentes da casa.
 
Para animar o programa, de acordo com Estêvão Costa, a casa contará com os préstimos da Banda maravilha, Eddy Tussa, Mamukueno, Calabeto e Lulas da Paixão.
 
“É uma forma da casa recordar o Zecax, artista que muito deu em prol da música e do Kilamba. Para começar o ano, nada melhor do que recordar alguém que tudo deu e fez para mostrar ao mundo a força da música angolana”, reforçou.
 
Zecax fez parte do histórico agrupamento Kissanguela, em 1976, formação musical ligada à JMPLA, como cantor, gravando o seu nome nesta importante banda musical, que representa o ponto mais alto da canção revolucionária.
 
Era das vozes mais prestigiadas do agrupamento musical Jovens do Prenda, deixando para a história dessa formação os sucessos “Undengue Uami”, “Makota mami” e“Fim-de-semana”. É também autor de “Caminhar é difícil”, “ Mana Tita “, Parte o braço” e “ 
Caçador”.
 
Nos Kiezos, interpretou “Maximbombo”, “Boleia” e “Donzela”.
 
Zecax integrou ainda os agrupamentos Angolenses, Mini Bossa, Diamantes Negro, Os Merengues e Semba África.
 
O Musongue da Tradição é um programa que teve início em Fevereiro de 2007. 
 
Visa promover, divulgar e valorizar a música angolana produzida nos anos 60, 70 e 80. 
 
O agrupamento Jovens do Prenda e os artistas Zecax, Dom Caetano e Proletário foram os primeiros convidados. O programa acontece mensalmente do primeiro domingo de cada mês.
 
O evento faz parte da grelha de programas do Centro Recreativo e Cultural Kilamba, antigo Maria das Escrequenhas, que tem ainda “Farrar ao Antigamente” e “Show à Sexta-Feira”.
 
Fonte: Angop

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo