Cantora Cesária Évora prepara lançamento de novo disco

Cesária Évora comemorou, no sábado, na cidade de Mindelo, o 70º aniversário, sem uma festa , mas com a atenção virada para o próximo disco, noticiou, ontem, à agência Lusa.

 

"Estou bem-disposta, normal, como dantes", disse a cantora àquela agência de notícias, referindo-se ao período antes da cirurgia de urgência a que foi submetida ao coração, em 10 de Maio de 2010, em França.


A cantora regressou, em 16 de Junho daquele ano, a Cabo Verde, e à cidade onde nasceu, em 27 de Agosto de 1941, para descansar e para os cabo-verdianos verem que estava bem, disse na altura.


Pouco tempo depois, voltou a cantar com os seus músicos habituais e começou a preparar este novo disco de originais, para o qual já estão gravados cinco temas, disse, à agência Lusa, José da Silva, empresário, produtor e editor da cantora.


B. Leza e Manuel de Novas, compositores cabo-verdianos já falecidos, são os autores dos temas já gravados, assim como Teófilo Chantre, com quem Cesária Évora tem um dueto no seu último registo discográfico, acrescentou.


Os arranjos musicais são de Fernando Andrade. Apesar deste trabalho não ter data certa para sair, deve ser lançado "talvez em 2012", referiu a cantora, enquanto o editor acrescentou que gostava de ter o novo trabalho discográfico no mercado "em Outubro" do próximo ano. Trata-se de um disco de "mornas e coladeras", disse Cesária Évora.


"Um álbum no qual estou a trabalhar tranquilamente", afirmou.

Sobre se já tem título, disse que "ainda não tem". Enquanto ela continua a trabalhar no disco, o editor e produtor está a preparar "uma festa em grande" que assinale o 70º aniversário da cantora. Sem dia certo, José da Silva aponta o início de Dezembro como a data provável. Santo Antão é a ilha escolhida.


Para o espectáculo vão ser convidados todos os "artistas que foram importantes na carreira da Cesária", declarou José da Silva, sublinhando não poder ainda revelar os nomes.


Embora não revele nomes, o empresário admitiu que vai ser convidada "toda a gente" que gravou o disco de duetos com Cesária Évora. Possam ou não estar presentes para celebrar em Dezembro, os 70 anos da "rainha da morna", certo é que entre os convidados vão estar nomes como os dos cabo-verdianos Lura e Teófilo Chantre, o senegalês Ismael Lo, o maliano Salif Keita, os franceses Bernard Lavilliers e Cali, a peruana Tania Libertad, a norte-americana Bonnie Raitt, o cubano Chucho Valdes e os brasileiros Marisa Monte e Caetano Veloso.

 

Fonte: Jornal de Angola

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo