Cantor cabo-verdiano «Bana» hospitalizado em Lisboa

 

O "Rei das Mornas e Coladeira" da música Cabo-verdiana encontra-se hospitalizado devido a problemas de saúde.

 

Segundo fontes familiares, Bana sentiu-se maldisposto e foi levado para o Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde se encontra há quase três semanas. De acordo com as mesmas fontes os médicos garantem que o "Rei das Mornas" está estável e pode receber visitas.

 

Com 81 anos, e já longe dos palcos que outrora lhe serviram de "casa" e sempre divulgando a cultura cabo-verdiana de lenço branco na mão ao longo de vários anos, Bana sofre de vários problemas de saúde e ultimamente não tem aparecido em público.

 

Dono de uma voz inconfundível, o cantor é internacionalmente reconhecido pelo papel que teve na divulgação da música e cultura cabo-verdiana além-fronteiras. 

 

Prémio carreira atribuído pela Gala dos CVMA em 2012 junta também a medalha de 1ª classe da Ordem do Dragoeiro, no mesmo ano, entregue pelas mãos do Presidente da Republica, bem como várias outras homenagens feitas por amigos e companheiros de palco.

 

Nascido na ilha de São Vicente a 11 de Março de 1932, Bana é um dos ícones da cultura cabo-verdiana. Com uma carreia preenchida com vários sucessos, a voz das ilhas do atlântico, ajudou na projecção da nova geração de músicos dos anos 70 em Lisboa.

 

Fonte: Sapo Banda

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo