Caló Pascoal defende maior atenção à música e aos instrumentistas nacionais

 
Luanda - O músico angolano Caló Pascoal defendeu neste domingo, em Luanda, a necessidade de se prestar maior atenção à música e aos instrumentistas nacionais, visando valorizar e divulgar o seu contributo na afirmação do cancioneiro do país.
 
 
Em declarações à Angop, o artista avançou que se deve colocar à disposição do público todo um trabalho feito pelos instrumentistas angolanos, nomeadamente um repertório constituído somente por músicas instrumentais.
 
 
“É importante que o trabalho dos instrumentistas angolanos seja consumido pelo público e isto só acontecerá com a publicação de discos cuja música é simplesmente à base instrumental”, reforçou.
 
 
Segundo Caló Pascoal, é necessário que se faça uma aposta muito séria na música instrumental, tendo em conta a sua trajectória e importância, com maior realce para as músicas produzidas ao longo dos anos de 1960 a 1980 por instrumentistas como Baião, Sebastião Matumona, Boto Trindade, Pakito, Manico e Marito, alguns solistas que deixaram marcas no mercado.
 
 
Por outro lado, o artista realçou o facto de haver um défice de músicos instrumentais no mercado nacional, razão pela qual adianta ser necessária uma aposta forte na formação.
 
 
“Temos que apostar na formação de formadores para podermos ter novamente no mercado instrumentista como o Boto Trindade, Marito, Baião, entre outras figuras. A formação é também essencial para que possamos produzir músicas cujos conteúdos mostrem a identidade angolana e o valor da nossa cultura”, reforçou.
 
 
Sublinhou que a internacionalização da música angolana, concretamente produzida à base do semba, obriga a que se tenha bons instrumentistas a fim de se dar o verdadeiro toque angolano no instrumental.
 
 
“A valorização do semba passa por bons executantes. Estou aqui a falar de bons solistas, bons executantes da viola ritmo, como forma de a música apresentar a verdadeira identidade angolana”, frisou.
 
 
Fonte: Angop

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo