Artista Plástica angolana expõe ''A unicidade do tempo''

Luanda- A artista plástica angolana Daniela Ribeiro expõe a partir desta sexta-feira, em Luanda, um conjunto de obras denominadas “A unicidade do tempo”. A exposição terá lugar de quatro a 14 deste mês no edifício da Escom, em Luanda.
 
Em entrevista à Angop, a artista, que apresenta pela primeira vez os seus trabalhos em Angola, afirmou tratar-se de um conjunto de obras em que realça à modernidade e à tradição, apostando em aspectos culturais da região sul de Angola.
 
Composta por 22 obras, inspiradas na cultura chokwe, luba, entre outras, integrando componentes electrónicos, como resultado da reflexão sobre a uma sobreposição civilizacional entre o homem clássico africano e o homem biônico.
 

Através destas obras, segundo a autora, procura registar a sua sensibilidade aos factores que estão a ocorrer na sociedade angolana.
 
“A unicidade do tempo” é, de acordo com a autora, um conjunto de obras em que procura mostrar a união entre a modernidade e o tradicional, concretamente a adaptação dos angolanos aos desenvolvimentos tecnológicos que se registam ao nível mundial.
 
“É um casamento entre o mundo tecnológico, neste caso recorrendo a peças de telefones móveis, e a cultura angolana, em geral a africana. É uma forma de mostrar que tudo o que é moderno pode e deve casar com o tradicional”, disse a artista.
 
Segundo ela, a composição de obras feitas à base de telemóveis é uma forma de mostrar a adaptação dos africanos, em particular dos angolanos, às mudanças que se registam no mundo das tecnologias de informação.
 
“Depois de longos anos de guerra, os angolanos conseguiram mostrar que têm capacidades para se adaptarem aos novos tempos e integrarem as novas tecnologias ao mundo em que vivem”, reforçou.
 
Daniela Ribeiro é formada em design, imagem e criação por computador, em Portugal. É licenciada em relações internacionais na Universidade Lusíada de Lisboa.
 
A autora frequentou ainda o curso de pintura da sociedade nacional de Belas Artes, de Lisboa.
 
Ao longo da sua carreira realizou exposições em Lisboa e em outros países europeus.

 

Fonte: Angop

Rádio Jet7 Angola

Vídeos Sugeridos

Procurar Vídeo